Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Governo oferece Forças Armadas aos Estados para operações em presídios

Compartilhe esta notícia:

Detentos se rebelam novamente nesta terça (17) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. (Foto: Reprodução)

O porta-voz do governo federal, Alexandre Parola, afirmou nesta terça-feira (17) que o presidente Michel Temer decidiu colocar as Forças Armadas à disposição dos governadores para operações específicas em presídios.

A declaração à imprensa no Palácio do Planalto aconteceu logo após reunião de Temer com representantes de órgãos de inteligência federal e ministros para discutir ações contra a violência nos presídios brasileiros e contra o crime organizado.

“O presidente da República coloca à disposição dos governos estaduais o apoio das Forças Armadas. A reconhecida capacidade operacional de nossos militares é oferecida aos governadores para ações de cooperação específicas em penitenciárias”, afirmou o porta-voz.

Segundo ele, a ida de militares para os Estados dependerá do aval dos governadores. De acordo com Parola, as Forças Armadas irão entrar nos presídios para fazer inspeções de rotina e buscar materiais proibidos. “Haverá inspeções rotineiras dos presídios com vistas à detecção e à apreensão de materiais proibidos naquelas instalações. Essa operação visa a restaurar a normalidade e os padrões básicos de segurança dos estabelecimentos carcerários brasileiros”, acrescentou.

Parola disse que Temer decidiu lançar as medidas de apoio aos governos estaduais “diante da crise”, o que, segundo ele, “exige a ação extraordinária do governo federal”. Entretanto, o porta-voz ressaltou que os estados continuam sendo os responsáveis pelos presídios constitucionalmente.

“Diante da crise no sistema penitenciário nacional, o presidente da República decidiu lançar novas medidas de apoio aos governos estaduais, que são os responsáveis constitucionais pelos estabelecimentos carcerários. Sem prejuízo desta responsabilidade, é fato que a crise ganhou contornos nacionais, o que exige a ação extraordinária do governo federal”, declarou.

A iniciativa do Planalto acontece logo depois de diversos governadores pedirem o reforço da Força Nacional para a segurança dentro dos presídios estaduais. Apesar de fazer um policiamento mais ostensivo nos estados quando solicitada, a tropa não pode entrar nas penitenciárias.

Força Nacional

Nesta terça, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, pediu reforço da Força Nacional para intervir e entrar na Penitenciária de Alcaçuz, onde 26 detentos morreram após rebelião, além de “promover a retomada do controle no sistema prisional”, segundo carta enviada ao governo federal.

No início do mês, os governos do Amazonas e de Roraima também pediram ajuda à Força Nacional após massacres em presídios de Manaus e Boa Vista.

O governo de Roraima chegou a anunciar, inclusive, que os agentes da Força Nacional atuariam dentro e fora das unidades prisionais, o que foi prontamente corrigido pelo Ministério da Justiça. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Banco Central diz que corte maior da taxa básica de juros contribui para a retomada do crescimento da economia brasileira
Rolls-Royce admite a prática de corrupção no Brasil e aceita recolher 26 milhões de dólares aos cofres públicos brasileiros
https://www.osul.com.br/governo-oferece-forcas-armadas-para-operacoes-em-presidios/ Governo oferece Forças Armadas aos Estados para operações em presídios 2017-01-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar