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Cultura Jornada lança aplicativo para “caçar” livros

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Aplicativo deve fazer público interagir mais. (Foto: Gelsoli Casagrande)

Na 16ª edição da Jornada Nacional de Literatura, o público não fará apenas a leitura prévia das obras dos escritores que estarão participando de uma das maiores movimentações literárias da América Latina, que acontecerá em Passo Fundo/RS. Além de ler, estudantes, professores e a comunidade em geral terão a oportunidade de interagir com os livros, por meio do JornadApp, aplicativo oficial da Jornada, que tem como base obras literárias. O lançamento da plataforma aconteceu nesta quarta-feira, 21 de junho, na UPF (Universidade de Passo Fundo), durante o segundo encontro do curso de extensão para formação dos agentes de leitura, que atuarão no período da Pré-Jornada e Pré-Jornadinha.

O JornadApp integra as atividades da Pré-Jornada e da Pré-Jornadinha, que envolvem o período de leitura das obras dos autores que participarão da Jornada e da Jornadinha, em outubro. O programa consiste em um jogo por aplicativo em sistema Android ou iOS, disponibilizando download e upload de dados. A plataforma, para as atividades de Pré-Jornadinha, estará aberta entre os dias 26 de junho a 17 de julho para cumprimento das tarefas, que serão avaliadas pela comissão das Jornadas Literárias.

O sistema possui duas funcionalidades e atinge públicos diferentes. Uma delas é o “JornadApp na Escola”, que é uma espécie de game, destinado aos alunos do ensino fundamental e integra a Pré-Jornadinha. Já a outra funcionalidade abrange o “Projeto Transversais: rotas leitoras”, que também integra a Pré-Jornada e é voltada a qualquer pessoa, em especial o público jovem, queterá que percorrer rotas pela cidade de Passo Fundo, “caçando” personagens e demais informações de obras indicadas para a Jornada.

O JornadApp acompanha as novas formas de difusão da literatura no meio digital. Um dos coordenadores da Jornada, Miguel Rettenmaier, ressalta que a literatura, que por muitos anos ficou limitada ao universo real, físico, agora segue a tendência da vida, que está cada vez mais on line. “Os computadores e os mobiles são os novos habitats da escrita e, sobretudo, da leitura, no novo enlace das palavras com o som e a imagem. A difusão da literatura em meio digital alcança as demais publicações nas redes, mais provocativos quanto à interação direta com a recepção”, destaca Rettenmaier.

O aplicativo da Jornada é considerado inovador na área da gamificação da leitura e uma forma de tornar a leitura um hábito prazeroso. “É um software com jogos que têm como base de conteúdo as obras literárias. De alguma forma, esses jogos buscam mediar a leitura por um apelo que é também elemento essencial da leitura da literatura:  o prazer, o enigma”, enfatiza a também coordenadora da Jornada, Fabiane Verardi Burlamaque.

O software foi desenvolvido por Thiago Vanzo Ambrosi, com conteúdo elaborado pela comissão organizadora das Jornadas, com apoio de alunos e voluntários. “O aplicativo integra várias funcionalidades de interação em um celular como leitura de QRcode e posicionamento georreferenciado, por meio de mapas. O usuário tem que ter o conhecimento prévio das obras para poder interagir e responder às atividades. É o melhor dos dois mundos: integra o conhecimento literário e os recursos da tecnologia”, comenta o desenvolvedor do aplicativo.

A BSBIOS está patrocinando o aplicativo. O diretor industrial da empresa, Ézio Slongo, destaca a importância de incentivar a leitura em suas diversas possibilidades. “A empresa está muito feliz em participar desse projeto. Passo Fundo é a Capital Nacional de Literatura e esse projeto reforça ainda mais esse título. É importante sempre incentivar a leitura, especialmente para as crianças, que são o nosso futuro”, enfatiza Slongo.

A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que acontecem de 2 a 6 de outubro, são realizadas pela Universidade de Passo Fundo e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, do Sesi, da BSBIOS e da Companhia Zaffari & Bourbon e com o apoio do Ministério da Cultura, além da parceria cultural do Sesc, dentre outras empresas e órgãos.

O aplicativo pode ser baixado na App Store (IOS) e Play Store (Android).

JornadApp na Escola

O aplicativo está programado para auxiliar o professor quanto às obras propostas para as diferentes etapas de ensino. O professor, ao apresentar-se e ao registrar a turma, será encaminhado às atividades em cada obra, e as tarefas estarão associadas aos livros da Jornadinha. Cada atividade será representada pela capa da obra.

O jogo não será entre escolas, mas entre as turmas da própria instituição. Não há limite de participação de turmas por escola. As atividades têm diferentes dificuldades e pontuações.  Os mais bem pontuados internamente, na escola, serão anunciados como vencedores.

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https://www.osul.com.br/jornada-lanca-aplicativo-para-cacar-livros/ Jornada lança aplicativo para “caçar” livros 2017-06-21
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