Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Justiça espanhola mantém julgamento por corrupção contra irmã do rei

Compartilhe esta notícia:

Cristina é acusada de ajudar a desviar verbas públicas para uma entidade presidida por seu marido (Foto: AP)

A Justiça da Espanha confirmou nesta sexta-feira (29) que a infanta Cristina, irmã do rei Felipe VI, será julgada por corrupção. Ela é acusada de ajudar a desviar verbas públicas para uma entidade presidida por seu marido, Iñaki Urdangarin.

A decisão, tomada em um tribunal de Palma de Mallorca, anula o pedido, feito pela defesa, de arquivamento das denúncias contra Cristina. As acusações, movidas pela Manos Limpias, uma organização da sociedade civil, não foram endossadas pela Promotoria ou pela Fazenda. Após o anúncio do tribunal, a Casa Real da Espanha reafirmou seu “absoluto respeito à independência do Poder Judiciário”.

Além da infanta Cristina, outras 17 pessoas, incluindo Urdangarin, são julgadas no caso de corrupção, conhecido como Nóos. O processo teve início em 11 de janeiro e deve prosseguir com a fase de audiência em 9 de fevereiro.

Em junho de 2014, após a revelação do escândalo, o então recém-empossado rei Felipe retirou o título de duquesa de sua irmã. Apesar disso, Cristina mentém seus direitos sucessórios, os quais não podem lhe ser retirados a não ser que ela decida renunciar por conta própria. O suposto envolvimento da infanta Cristina com o escândalo contribuiu para o desgaste da imagem da família real espanhola perante a opinião pública. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A maioria da população desaprova a condução da economia no governo Temer, segundo uma pesquisa do governo
“O auxílio-moradia compensa a falta de reajuste no salário”, justificou o juiz Sérgio Moro, que recebe o benefício desde 2014, mesmo tendo imóvel em Curitiba
https://www.osul.com.br/justica-espanhola-mantem-julgamento-por-corrupcao-contra-irma-do-rei/ Justiça espanhola mantém julgamento por corrupção contra irmã do rei 2016-01-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar