Terça-feira, 19 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Milhões de americanos vão contemplar o eclipse solar nesta segunda-feira

Compartilhe esta notícia:

O eclipse total do sol é considerado um dos fenômenos mais fascinantes da natureza, mas raramente ocorre em uma ampla faixa de terra. (Foto: Reprodução)

O crepúsculo vai ocorrer ao meio-dia desta segunda-feira, as estrelas irão reluzir e os pássaros irão se esconder em um estranho silêncio, enquanto milhões de norte-americanos e visitantes testemunham o primeiro eclipse solar total a atravessar os Estados Unidos de uma costa a outra em 99 anos.

A visão da sombra da lua passando diretamente em frente ao sol, apagando tudo, exceto uma coroa solar, pode atrair a maior audiência ao vivo para um evento celestial na história humana. Quando aqueles que assistem via transmissão e mídia online forem levados em consideração, o espetáculo provavelmente superará todos os registros.

O eclipse começa sua trajetória de cruzar o país sobre a costa do Pacífico, em Oregon, no final da manhã. Alcançará a costa atlântica da Carolina do Sul cerca de 90 minutos depois. O eclipse total do sol é considerado um dos fenômenos mais fascinantes da natureza, mas raramente ocorre em uma ampla faixa de terra, muito menos em um dos países mais populosos do mundo no auge do verão.

Em termos de audiência potencial, é difícil superar os Estados Unidos, com sua população móvel e afluente, mesmo que o caminho direto seja maioritariamente em áreas rurais e cidades pequenas. A maior é Nashville, no estado do Tennessee, uma cidade de 609 mil habitantes.

Mesmo assim, o advento das mídias sociais e da ótica de alta tecnologia de baixo custo impulsionou a conscientização pública, assegurando o que muitos especialistas dos EUA preveem que será uma audiência sem precedentes para o chamado “Grande Eclipse Americano”.

Alguns podem ter problemas com essa previsão, citando um eclipse solar visível em partes da Índia, Nepal, Bangladesh e China central em julho de 2009. A National Geographic estimou que 30 milhões de pessoas em Xangai e Hangzhou estavam em seu caminho nesse dia.

Na segunda-feira, a parte mais profunda da sombra fundida pela lua cairá sobre um “caminho de totalidade” de 113 quilômetros de largura e 4 mil quilômetros de comprimento, atravessando 14 estados. As 12 milhões de pessoas que moram lá podem ver o eclipse ao máximo, simplesmente caminhando para fora e olhando para cima, se o tempo o permitir.

Cientistas

Diversas missões estão sendo preparadas, incluindo uma gama de satélites no espaço, balões meteorológicos, observatórios em solo e telescópios montados em aviões, que seguirão a totalidade para estender ao máximo a sua duração. Enquanto em solo ela não passará de 2 minutos e 40 segundos, a bordo dos aviões, ocorrerá durante cerca de 8 minutos, dando mais tempo para os experimentos.
“Existe previsão de eclipses literalmente há milênios, mas nem sempre é possível deslocar técnicos e equipamentos para a faixa de totalidade. Muitas vezes, uma parte grande dessa faixa está no mar, em locais remotos ou em regiões conflagradas do mundo. Desta vez, tem-se um eclipse total que atravessará o país que tem a maior agência espacial do mundo e, ainda por cima, nas férias de verão. Com certeza, a oportunidade vai ser muito bem aproveitada”, diz Roberto Costa, professor do Departamento de Astronomia da USP (Universidade de São Paulo).
Segundo o especialista brasileiro, quando o eclipse solar é observado em condições normais, o que se vê é a chamada fotosfera, a superfície extremamente brilhante e quente que emite luz. Acima dela, existem ainda a cromosfera e a coroa solar —  a aura que envolve o eclipse total —, que têm uma luminosidade muito tênue e só podem ser observadas durante o fenômeno completo. As forma da coroa, diz Roberto Costa,  fornece muitas informações sobre o interior da estrela e seu complexo campo magnético. “O Sol ainda tem muito para ser estudado, e os eclipses totais são muito importantes para esse estudo”, diz.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Venezuela nega a dissolução do Parlamento e rejeita as críticas internacionais
O presidente venezuelano acusa a ex-procuradora-geral do país, que fugiu para a Colômbia, de bloquear investigações de corrupção
https://www.osul.com.br/milhoes-de-americanos-vao-contemplar-o-eclipse-solar-nesta-segunda-feira/ Milhões de americanos vão contemplar o eclipse solar nesta segunda-feira 2017-08-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar