Segunda-feira, 18 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Muda o placar

Compartilhe esta notícia:

Presidente do PSDB, Geraldo Alckmin fala na reunião executiva do partido. Brasília. (Foto: Orlando Brito/PSDB)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A recém eleita Executiva do PSDB fechou questão, ontem, a favor da votação da reforma da Previdência. Vai além do apoio da bancada de 46 deputados federais na Câmara. Levará a reboque mais 20 parlamentares, que vivem na órbita do ninho tucano.

Para negociações

Setores do governo admitem que será adiada a votação da reforma da Previdência para fevereiro. Com isso, voltará a funcionar a feira de barganhas. A inauguração terá banda de música, bandeirolas, salgadinhos e promoções para alegrar integrantes da Câmara dos Deputados e do Senado.

Passo a passo

Não adiantará o prefeito Nelson Marchezan Júnior dizer que os serviços da cidade entrarão em colapso sem o aumento IPTU. Primeiro, precisa reconstruir a ponte dinamitada que leva à Câmara Municipal.

Não para de aumentar

O Jurômetro, a 14 de dezembro do ano passado, registrava 382 bilhões de reais. Hoje, chega a 387 bilhões de reais. É o valor pago, desde 1º de janeiro, para rolar a dívida pública. Cabe acrescentar que a taxa de juros, nos últimos 12 meses, caiu à metade.

Prejuízo brutal

Levantamento da Federação Única dos Petroleiros, com base em dados oficiais, mostra que a Operação Lava-Jato devolveu até agora 1 bilhão e 450 milhões de reais à Petrobras. O total do ressarcimento calculado deverá atingir 38 bilhões de reais. Desde o início da Operação, a estatal perdeu 96 bilhões de reais em valor de mercado. A cadeia produtiva do setor fechou 2 milhões de empregos.

Sabe-se quem pagará a conta.

Deve estar sobrando

Medida provisória do governo federal vai dispensar 1 trilhão de reais em impostos das petroleiras do pré-sal em 25 anos. Serão 40 bilhões de reais por ano. Decisão que vai tirar dinheiro da saúde e da educação.

Falta senso de oportunidade

Fica difícil entender como Germano Rigotto não integra a Secretaria da Fazenda como consultor informal e sem remuneração. O discurso, ontem, na sessão solene da Assembleia Legislativa que lhe concedeu o título de Deputado Emérito, comprovou: poucos têm o conhecimento e o equilíbrio para enfrentar as dificuldades provocadas pelos cofres debilitados.

Fora de foco

O vereador Adeli Sell protestou ontem, na tribuna da Câmara: “A cidade está tomada por pirataria com a venda de milhares de óculos vindos da China e que põem a saúde dos inúmeros compradores em risco”.

Ontem foi o Dia do Ótico e a categoria não teve o que comemorar. Com a concorrência ilegal, sofre prejuízos. A cada final de mês tem aluguéis, salários com encargos sociais, impostos, contas de água e luz para pagar.

Descoberto o golpe

Policiais de vários Estados acompanham ações de combate a uma quadrilha que provocou prejuízos a funcionários públicos no Nordeste e no Centro Oeste. Integrantes foram presos ontem em Belo Horizonte e confessaram que o plano era chegar ao Rio Grande do Sul. São especialistas em incluir nos contracheques, sem autorização, vários contratos, entre os quais o de seguro de vida. Os valores eram descontados diretamente na folha de pagamento. Segundo investigações, os dados eram conseguidos por meio de algumas associações de servidores.

Mordaça

A 14 de dezembro de 1937, o ministro da Justiça, Francisco Campos, criou a Comissão de Doutrina e Divulgação do Regime, no Departamento Nacional de Propaganda. A ordem era enviar para todos os jornais “matérias de interesse nacional e do Estado Novo, para serem publicadas nas condições que a comissão designar”.

Passados 80 anos, não faltam os que assumem o poder e sonham em usar o mesmo instrumento.

Condicionamento

Com a chegada do ano eleitoral, a paciência dos candidatos ficará igual ao tubo da pasta de dentes: sempre sobra um pouquinho.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Por que as ideias de esquerda predominam no Brasil?
DO APOIO À DESILUSÃO
https://www.osul.com.br/muda-o-placar/ Muda o placar 2017-12-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar