Quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
11°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Neurologista gaúcho apresenta novos estudos sobre epilepsia em evento no Japão

Compartilhe esta notícia:

O médico do Hospital São Lucas da PUCRS, André Palmini 

Foto: Eduarda Pereira

Durante o simpósio da Japanese Epilepsy Society, em Kawasaki, no Japão, no dia 21 de dezembro, o chefe do serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), André Palmini, foi um dos dois palestrantes estrangeiros no evento, o outro representante foi da Tailândia. Na ocasião, foram  apesentadas as novas linhas de pesquisa sobre epilepsia desenvolvidas pela PUCRS. Este encontro abordou temas voltados para o tratamento desta doença para o futuro.

Em sua palestra, Palmini expôs o tema Mistérios e Milagres de Cérebros Excessivamente Eletrificados: Uma Jornada Moderna Através da Cirurgia de Epilepsia. Muito desse conteúdo é resultado do seu trabalho desempenhado no Programa de Cirurgia da Epilepsia (PCE) do HSL. Com 27 anos de atuação, o HSL já atendeu mais de 2.100 pacientes no País e no exterior e é o único hospital privado do Brasil com um programa de epilepsia via Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os vários recursos utilizados, o PCE possui um sistema de investigação realizado por meio de vídeo encefalograma, por exemplo. “Outro diferencial é a dedicação da equipe médica com os nossos pacientes”, enfatiza.

Linhas de pesquisa

Uma das linhas de pesquisa apresentadas no Japão diz respeito a desconexão cerebral colostomia posterior. “O nosso objetivo é realizar o controle das crises e a melhora da qualidade de vida do paciente, sem sequelas”, explica Palmini.

Outro estudo é relacionado às crianças e aos adolescentes, que visa localizar a chamada “ilha de principal anormalidade epilética”. “As crises de epilepsia podem ser mais leves, curtas e menos frequentes, isso garante longevidade ao paciente”, frisa.

No evento também foi apresentada a cirurgia com uso racional de recursos. “A proposta é diminuir a utilização de recursos tecnológicos nos tratamentos. Logo, a experiência e o conhecimento do médico serão mais aplicados, o que torna os procedimentos mais simples e baratos”, ressalta.

Programa de Cirurgia da Epilepsia

O PCE do Hospital São Lucas da PUCRS é pioneiro na realização de procedimentos desse tipo na região Sul do país e, ao longo da sua trajetória, proporcionou esperança a milhares de pessoas. Foram mais de 4 mil avaliações e mais de duas mil cirurgias realizadas em pacientes de todos os estados do Brasil e também de Argentina, Portugal, Chile, Paraguai, Honduras e Estados Unidos. Esse trabalho, associado a uma rica produção científica, inseriu o Programa no contexto internacional, tornando-o reconhecido como um dos melhores do mundo na especialidade.

A equipe, coordenada pelo neurocirurgião Eliseu Paglioli Neto e pelo neurologista André Palmini, é formada também por neuropsicólogos, neurorradiologistas e neuropediatras. São realizados entre 90 e 100 procedimentos anuais. O índice de complicações é baixo. Em alguns tipos específicos da doença, os resultados alcançados estão entre os melhores do mundo, tendo sido publicados em reconhecidas revistas internacionais.

A doença

A epilepsia é caracterizada por descargas elétricas anormais e excessivas em um grupo de células do cérebro. Esses eventos causam as crises epilépticas que podem variar desde espasmos musculares até perda de consciência e convulsões prolongadas.

Estudos epidemiológicos mostram que, apesar do desenvolvimento de novos medicamentos, por volta de 35% de todos que possuem epilepsia e metade daqueles com epilepsias focais não conseguem ter suas crises controladas com remédios. Por isso, nas últimas três décadas, a cirurgia passou de um procedimento raro, utilizado excepcionalmente, para uma alternativa consistente e muitas vezes prioritária para aliviar o sofrimento dos portadores da doença e de seus familiares.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Mara Rodrigues Vieira
1 de março de 2020 11:28

Bom dia. Meu filho tem epilepsia desde os 4 meses, está hoje cm 1 ano e 4 meses e ainda apresenta muitas crises. Toma 3 remedios, mas não controlas as crises, ele apresenta muitas vezes ao dia, aproximadamente umas 8 vezes ao dia, durante 5 dias… Não anda, não senta, não fala…. Não sei mas o que fazer! Me ajude

Maria Do Carmo De Faveri Casagrande Firpo
2 de março de 2020 06:52

Neurologista da minha filha Juliana,ao Dr André tenho minha gratidão!!🙏🙌

Miraci Gazzoni
2 de março de 2020 14:27

Parabéns! Excelente trabalho.
Sou eternamente grata pelos atendimentos prestados ao meu filho.

Clemir Pletsch
7 de março de 2020 20:55

Que sejas muito abençoado, além de ser um grande mestre em Neurologista é um ser iluminado,um ser humano,somos muito grato ,pois curou meu irmão.
Parabéns

Neuseili Aparecida Pedrini Correia
15 de março de 2020 22:26

Meu Deus preciso de ajuda morro em jales estado de sao paulo meu filho faz tratamento em rio preto desde os 4 anos ele tem síndrome de lennox gastaud mais a medica disse que nao tem mais o que fazer pois ja foi colcado muitos medicamentos e não contola as crises ele tem muitas por dia por fwvor por Deus me ajudem mru filho tem 19 anos

Festa de Natal celebra encerramento de curso de idioma para imigrantes
Steakhouse Pobre Juan abre suas portas no Baixo Barra. Esta é a 13ª operação da rede, presente nas principais capitais brasileiras
Pode te interessar
5
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x