Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Nova York tem em 2018 menor taxa de homicídios em 70 anos

Compartilhe esta notícia:

Foram registradas 289 mortes, número mais baixo desde o início da década de 1950. (Foto: Reprodução)

Nova York registrou em 2018 o total de 289 homicídios, três a menos que em 2017 e o número mais baixo na cidade desde o início da década de 1950, informou a polícia nesta quinta-feira (3). O número de assassinatos caiu quase 45% nos últimos dez anos. Em 1990, ano que terminou com um número recorde, a cidade teve 2.245 homicídios.

Em 2018, após um aumento de 8% no número de homicídios no primeiro semestre, Nova York conseguiu concluir o ano com um mínimo histórico e em outubro teve seu primeiro fim de semana em 25 anos sem qualquer registro.

Em relação a 2017 houve uma queda de 1% no número de homicídios.

Em entrevista coletiva nesta quinta, o prefeito Bill de Blasio elogiou o trabalho da força policial e avaliou que os bons números são resultado, em parte, da nova estratégia de polícia comunitária adotada em 2015.

A estratégia consiste em designar os mesmos policiais para áreas definidas visando fortalecer os vínculos com a população local, identificar melhor as necessidades e promover a cooperação.

Além da queda no número de homicídios, houve uma redução de assaltos ou ameaças (7,7%) e roubo de automóveis (4%), mas as agressões sexuais cresceram 22,4%.

“Finalmente, a falta de denúncia histórica do passado está se resolvendo”, comentou Bill de Blasio, considerando que houve um efeito #MeToo, no qual mais vítimas tem coragem de apresentar queixa.
Para o prefeito, não houve um aumento de casos de agressões sexuais e sim um crescimento das denúncias.

Neutralidade de gênero

Moradores de Nova York agora têm a opção de escolher um terceiro gênero nas certidões de nascimento registradas no Estado. Além dos sexos masculino e feminino, é possível optar pela neutralidade do documento selecionando a opção “X”.

A nova legislação, que passa a valer nessa semana, vale tanto para os recém-nascidos quanto para adultos que não se identificam com o gênero masculino e feminino.

A neutralidade no registro de nascimento não é uma novidade nos Estados Unidos. Os Estados da Califórnia, Oregon e Washington já dão essa opção aos seus cidadãos, e Nova Jersey está prestem a se juntar ao grupo.

Banheiros masculinos

Passa a valer neste ano lei determinando que banheiros masculinos do Estado de Nova York contem com espaço destino a troca de fraldas. A iniciativa visa combater a ideia de que cuidar dos filhos é tarefa apenas das mães, já que é comum que apenas os banheiros femininos tenham trocador.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou em abril de 2018 que a determinação estava sendo pensada como parte de sua agenda para as mulheres. Na prática, devem ser fornecidos trocadores em prédios e espaços públicos novos ou reformados, incluindo restaurantes e parques.

“Trocadores deverão estar disponíveis tanto a homens quanto a mulheres, sendo que pelo menos um deverá ficar disponível a ambos os gêneros, em um espaço acessível ao público”, diz o comunicado do gabinete do governador.

O senador Brad Hoylman, que inicialmente propôs a medida, comemorou a decisão em comunicado:

“Estamos dando um passo importante em reconhecer mudanças nas normas de maternidade e paternidade, incluindo uma geração de pais gays como eu que não precisarão mais trocar as fraldas dos filhos no chão dos banheiros porque não há trocadores disponíveis no banheiro masculino.”

Em 2016, o então presidente americano Barack Obama havia assinado a lei que tornava banheiros acessíveis, determinando que todos os prédios federais tivessem trocadores de fraldas tanto nos banheiros femininos quanto nos masculinos.

 

tags: segurança

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Nancy Pelosi foi eleita presidente da Câmara dos Estados Unidos e não descarta o indiciamento de Donald Trump
A Caixa Econômica Federal vai focar sua atuação no crédito imobiliário e no atendimento a correntistas de renda mais baixa, disse o novo presidente
https://www.osul.com.br/nova-york-tem-em-2018-menor-taxa-de-homicidios-em-70-anos/ Nova York tem em 2018 menor taxa de homicídios em 70 anos 2019-01-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar