Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O cantor João Gilberto está no centro de uma disputa familiar que virou um caso de Justiça

Compartilhe esta notícia:

Pai e filha. João e Bebel Gilberto, em foto de 2015. (Foto: Reprodução/ Facebook)

O mundo de João Gilberto está em crise. Aos 86 anos, o homem que colocou o Brasil no mapa apenas com um violão a partir de 1959, com o álbum Chega de Saudade, não deve saber ao certo o que se passa da porta para fora de seu apartamento do Leblon, um universo com o qual ele rompeu há quase dez anos, quando fez sua última aparição pública. Se estiver disposto a ouvir, as notícias não são boas: seus filhos João Marcelo e Bebel Gilberto estão em guerra contra Claudia Faissol, a mãe de sua filha mais nova. Na Justiça, Bebel pediu a interdição do pai para que ele não seja induzido a assinar documentos com força legal sem saber o que está fazendo.

O alvo tem endereço certo, Claudia Faissol. Bebel e João enxergam em Claudia um perigo constante ao lado do pai. Em entrevista ao jornal O Globo, em julho, João disse que a jornalista que se aproximou de seu pai para fazer um documentário e acabou sedimentando um relacionamento estaria se aproveitando “de uma pessoa idosa”, que não teria “total habilidade para compreender contratos complexos”. Ele a acusou de estar envolvida em uma transação paralela à que vendeu obras de João ao Banco Opportunity.

Em 2013, o banco comprou 60% dos direitos sobre os quatro primeiros discos do cantor, considerados alguns dos mais importantes da música brasileira. João acusou Claudia de receber por fora algo entre 5% e 10% do valor. “Ela é uma criminosa e continua a roubar do meu pai”, disse João Marcelo. “Se as finanças do meu pai não estivessem um circo, ele estaria cheio de dinheiro.”

João Marcelo por meio de sua mulher, Adriana, disse que não quer se pronunciar neste momento, mas que reafirma o que disse na entrevista ao Globo. Claudia Faissol não respondeu aos e-mails nem às tentativas de ligação da reportagem. Bebel Gilberto também prefere restringir, neste momento, sua atuação na Justiça. “Ela vai provar tudo, e só depois vai falar com os jornalistas”, disse uma influente amiga, que prefere não se identificar.

João Gilberto vive em “absoluta penúria financeira”, corre risco de despejo e apresenta quadro de confusão mental já há alguns anos, segundo sua filha Bebel Gilberto, que conseguiu na Justiça sua interdição e se tornou sua curadora. Declarado incapaz, ele não poderá assinar contratos nem movimentar sua conta bancária, por exemplo.

A iniciativa de Bebel, que mora em Nova York e veio ao Rio prestar assistência ao pai, foi para resguardá-lo financeiramente, como diz nota enviada à imprensa pela advogada Simone Kamenetz.

A interdição e a curatela, relativamente comuns em casos de idosos com saúde precária ou dificuldades mentais, foram concedidas depois que Bebel comprovou ao juízo que João não compreende as consequências de seus chamados “atos civis” e das decisões que toma em sua vida.

“João já vem apresentando, há alguns anos, um quadro confusional, que não o permite compreender com clareza e exatidão os atos jurídicos que lhe são solicitados por terceiros, resultando numa situação atual de absoluta penúria financeira, apesar de ser titular de direitos autorais que deveriam lhe garantir mais que sua subsistência por toda a sua vida”, informa a nota.

A família acredita que ele tenha sido manipulado para assumir compromissos que não poderia honrar. Na nota que divulgou, a advogada de Bebel não nomeia quem seriam, mas as discordâncias da família com Claudia Faissol, mãe de Luiza, caçula de João, de 11 anos, são notórias. Claudia desligou o telefone e não respondeu às solicitações de entrevista.

O cantor responde a processos por não ter comparecido a compromissos profissionais “contratados por terceiros em seu nome, o que acarretou em condenações indenizatórias em valores superiores à sua baixa renda”, ainda de acordo com a nota. Entre eles, estaria a turnê de 2011, ano em que João se tornou octogenário.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Shows Pampeanos: Oberdã Pires e Grupo Quero-Quero emocionam visitantes do Piquete Rede Pampa Schin
Estados Unidos monitoram ameaças contra o papa dias antes da visita dele ao país
https://www.osul.com.br/o-cantor-joao-gilberto-esta-no-centro-de-uma-disputa-familiar-que-virou-um-caso-de-justica/ O cantor João Gilberto está no centro de uma disputa familiar que virou um caso de Justiça 2017-11-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar