Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O desafio dos 10 anos pode ser uma armadilha virtual

Compartilhe esta notícia:

Surgiu a suspeita de que o desafio poderia ser usado para aperfeiçoamento de algoritmos de reconhecimento facial. (Foto: Reprodução)

O desafio dos 10 anos movimentou as redes sociais nesta semana, anônimos e famosos postaram fotos comparando a aparência atual com a da década passada. Porém, o grande alcance levantou dúvidas sobre a privacidade e a coleta de dados sem autorização.

Nesta semana, a jornalista Kate O’Neill da revista norte-americana Wired, publicou um artigo falando sobre a suspeita de que o desafio poderia ser usado para aperfeiçoamento de algoritmos de reconhecimento facial.

O aprimoramento consiste em um grande volume de fotos para identificar padrões, por isso, as publicações podem ser úteis. Com o avanço da tecnologia a pessoa pode ser identifica mesmo com uma aparência diferente, como usando óculos e barba.

O reconhecimento pode ajudar a identificar pessoas desaparecidas, principalmente no caso de crianças, por outro lado, ele também pode ser usado para recursos indevidos, como a criação de máscaras com pele artificial para se passar pela pessoa.

99 pega carona no desafio

Há dez anos, a tarefa de se deslocar de um canto ao outro da cidade podia se tornar um desafio. É por isso que a 99 também entrou na moda da hashtag do momento, para mostrar como contribuiu para revolucionar o transporte na última década.

A #10yearschallenge da 99 convida seus usuários a relembrarem como era pedir um carro sem o aplicativo. Nos últimos anos, a startup, que faz parte da chinesa Didi Chuxing, recalculou e descomplicou ainda mais a mobilidade de nossas cidades.

O aceno com as mãos para pedir um táxi na rua ou o velho hábito de ligar para o ponto do bairro foram substituídos pela tecnologia e agilidade dos aplicativos. Para pedir um carro, Pop (carros particulares) ou Táxi, basta usar as pontas dos dedos, de uma maneira muito mais fácil, rápida, segura e ainda gastando menos para isso.

Lego aceita o #10YearChallenge

O #10YearChallenge virou uma febre nas redes sociais, especialmente no Instagram. As plataformas têm milhares de fotos de pessoas e situações em 2009 e 2019, comparando a passagem do tempo e o que mudou em diversos aspectos, seja visual ou emocional.

A Lego aproveito a oportunidade e decidiu entrar no desafio. Com apenas três cores, quatro dígitos e a imagem de uma de suas peças, a marca chamou atenção em seu perfil no Instagram dizendo que a criatividade não envelhece.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Um delegado da Polícia Federal alertou para um”exagerado número de armas em poder dos cidadãos”
“Não estou me escondendo atrás de foro nenhum”, disse Flávio Bolsonaro
https://www.osul.com.br/o-desafio-dos-10-anos-pode-ser-uma-armadilha-virtual/ O desafio dos 10 anos pode ser uma armadilha virtual 2019-01-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar