Últimas Notícias > Notícias > Brasil > “O Brasil exportará menos soja à China, mas deve compensar com carnes”, diz a nossa ministra da Agricultura

O quarto de Maria Antonieta foi reaberto ao público em Versalhes

Os aposentos da rainha, junto à Galeria dos Espelhos, estavam fechados desde janeiro de 2016. (Foto: Reprodução)

Os históricos aposentos da rainha Maria Antonieta no Palácio de Versalhes, na França, reabrem as portas ao público a partir desta terça-feira (16), depois de uma profunda reforma de três anos que permitiu restaurar suas cores e decoração original.

Em paralelo à sua reabertura, também serão inauguradas duas exposições dedicadas a Maria Antonieta, além de uma sobre a rainha esquecida Maria Leszczynska, mulher de Luís XV, e Madame de Maintenon, esposa morganática do rei.

Os quartos da rainha, junto à Galeria dos Espelhos, estavam fechados desde janeiro de 2016, uma frustração para os oito milhões de visitantes anuais, atraídos especialmente pela figura de Maria Antonieta (1755-1793), a última soberana.

Agora, será possível observar no quarto da rainha o célebre busto de Maria Antonieta e a tela que mostra a soberana e seus três filhos ao lado de um berço vazio.

“O período da restituição (das salas) ficou para trás. Hoje trata-se de buscar a pureza original, o objeto preciso que retorna para seu lugar histórico”, disse Laurent Salomé, diretor do museu.

Para as obras, foram mobilizadas oficinas de carpintaria e de decoração, os bronzes foram limpos e uma empresa especializada trocou as sedas do Salão dos Nobres.

A Sala dos Guardas da Rainha, que estava velha e degradada, recuperou sua decoração de estilo hierático. A restauração também permitiu renascer o revestimento de mármores policromados.

Como visitar o Palácio de Versalhes

A atração fica a 20 km do Centro de Paris, mas é facilmente acessada de trem (desça na estação Versailles Rive Gauche e caminhe por 10 minutos) ou de metrô (estações Versailles Rive Doitre e Versailles Chantiers, com 20 minutos de caminhada até o Palácio).

Existem três opções de ingressos. Para visitar apenas o Estado do Trianon, a entrada custa 12 euros. Se quiser visitar apenas Palácio, é necessário pagar 18 euros. A visita aos jardins é grátis, menos nos dias de shows das fontes musicais. Nesses dias, em específico, o ingresso com direito a visitação do Palácio, do Trianon e dos jardins é de 27 euros.

 

Deixe seu comentário: