Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Senado aprova em primeiro turno o projeto de emenda à Constituição que proíbe fechar os tribunais de contas: Constituição não veda extinção desses órgãos em Estados e municípios

Compartilhe esta notícia:

A medida ainda precisa passar por uma segunda votação antes de seguir para a análise da Câmara. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O Senado o aprovou na última terça-feira (30), por 50 votos a 20, em primeiro turno, a PEC (proposta de emenda à Constituição) que proíbe o fechamento de tribunais de contas em Estados e municípios.

Por se tratar de uma alteração à Constituição, a medida ainda precisa passar por uma segunda votação antes de seguir para a análise da Câmara.

O texto, apresentado pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), foi aprovado com uma pequena margem de votos. Eram necessários 49.

Atualmente, a Constituição não veda a extinção de tribunais de contas. De acordo com o relator da PEC, senador Jader Barbalho (PMDB-PA), esses órgãos têm sofrido “vis ataques”.

A proposta também altera a Constituição para dizer que: “tribunais de contas são instituições permanentes, essenciais ao exercício do controle externo”.

A atual redação constitucional proíbe a criação de novos tribunais, conselhos ou órgãos de contas municipais. A proposta não altera isso.

Argumentos pró e contra

Durante a votação da PEC, Eunício Oliveira disse que, no Ceará, existe um movimento para extinguir tribunais de contas.
“Lamentavelmente, no meu estado, por uma disputa político-partidária, há uma PEC apresentada à Assembleia Legislativa para que fosse extinto o Tribunal de Contas, para que os municípios não pudessem ser fiscalizados”, disse.

Em seguida, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) declarou voto contrário à proposta e a chamou de exagerada.

“Acho que há estados que têm tribunal de contas com estruturas caríssimas, pesadíssimas. Transformar em permanente na Constituição, sinceramente, eu acho um exagero”, afirmou. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Decisão sobre comando da PF deve levar mais de dois meses, diz Torquato Jardim
O Congresso cria uma CPI do BNDES para investigar os empréstimos à JBS/Friboi
https://www.osul.com.br/o-senado-aprova-em-primeiro-turno-o-projeto-de-emenda-constitucional-que-proibe-fechar-os-tribunais-de-contas/ O Senado aprova em primeiro turno o projeto de emenda à Constituição que proíbe fechar os tribunais de contas: Constituição não veda extinção desses órgãos em Estados e municípios 2017-05-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar