Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Odebrecht e Braskem serão fiscalizadas pelos Estados Unidos por três anos com a contratação de um fiscal contra fraudes

Compartilhe esta notícia:

A contratação da Odebrecht (sem licitação) pela estatal francesa DNSC foi “condição” do governo Lula para fechar a compra dos submarinos. (Foto: Reprodução)

O acordo firmado por Odebrecht e Braskem com autoridades dos Estados Unidos e da Suíça no âmbito da Operação Lava-Jato impõe às companhias vigilância externa. Por três anos, um fiscal terá acesso a todos os dados, documentos, e atividades de funcionários e até diretores das empresas.

Ele terá a função de fiscalizar o cumprimento do acordo, evitando novos casos de corrupção. O monitoramento é uma das exigências feitas as empresas pelo do DoJ (Departamento de Justiça americano). Odebrecht e Braskem vão indicar listas tríplices com sugestões de nomes, mas a escolha caberá ao DoJ.

Antes disso, o fiscal externo passará por uma série de entrevistas e terá de apresentar certidões comprovando reputação ilibada. Ele entregará um plano de trabalho em 60 dias para garantir que as companhias implementem uma política anticorrupção. Também produzirá relatórios periódicos sobre os negócios das empresas e a conduta dos funcionários.

Em caso de qualquer irregularidade identificadas pelo monitor, as empresas estão sujeitas ao rompimento do acordo e a serem processadas na Justiça americana. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

No Rio, servidores fazem “Ceia da Miséria” em protesto contra salários atrasados
Saiba como consultar o saldo de contas inativas do FGTS
https://www.osul.com.br/odebrecht-e-braskem-serao-fiscalizadas-pelos-estados-unidos-por-tres-anos-com-a-contratacao-de-um-fiscal-contra-fraudes/ Odebrecht e Braskem serão fiscalizadas pelos Estados Unidos por três anos com a contratação de um fiscal contra fraudes 2016-12-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar