Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 38 milhões

Primeiro caso de sarampo no Paraná é confirmado

Crianças de até um ano são mais suscetíveis às complicações e óbitos por sarampo. (Foto: Reprodução/FVS-AM)

Foi confirmado, nesta quarta-feira (07), o primeiro caso de sarampo no Paraná. A paciente é moradora da região metropolitana de Curitiba, e viajou em julho para São Paulo, região com mais de 900 casos confirmados da doença.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná, a moradora está em isolamento e os procedimentos de bloqueio vacinal nas pessoas que tiveram contato com ela já foram realizados. O Paraná conta com mais dois casos de suspeita da doença, e a secretaria do estado também está tomando as previdências de prevenção para quem entrou em contato com os pacientes.

Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e pelo espirro. Os sintomas mais comuns são: febre alta, dor de cabeça, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), tosse, coriza e conjuntivite. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento caso alguém próximo fique doente.

Deixe seu comentário: