Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Real foi a moeda que mais perdeu valor em 2015

Compartilhe esta notícia:

Mês de julho foi de forte pressão para o real. (Foto: Bruno Marfinati/AE)

O dólar subiu 1,09% na sexta-feira e chegou a 3,417 reais, a maior cotação desde 20 de março de 2003. Em julho, a moeda norte-americana subiu quase 10% em relação ao real e, em 2015, perto de 30%.
O mês de julho foi de forte pressão para o real. Em meio às disputas entre o Planalto e o Congresso, às mudanças nas metas fiscais pelo governo e a ameaça de perda do grau de investimento do País, o real despencou. No exterior, a tendência também foi de queda para as demais moedas de países exportadores de commodities. O real foi uma das três divisas que mais cederam no mês passado. No resultado acumulado de 2015, o real lidera o ranking de perdas.
“Não há como negar que o dólar reina hoje absoluto no mundo, contra todas as moedas e, particularmente, ante as divisas de emergentes e exportadores de commodities. Mas a queda está sendo maior no Brasil porque você tem um aumento da percepção de risco em relação ao País”, disse José Faria Júnior, diretor da consultoria Wagner Investimentos.
Levantamento feito pelo Broadcast, com base em 47 divisas negociadas à vista mostra que, em julho, o dólar subiu 10,09% ante o real, colocando a moeda na terceira posição de perdas no mês. O dólar subiu 10,54% comparada ao peso colombiano em julho e 10,91% em relação ao rublo russo, as duas piores. No ranking do ano, o real é a pior moeda, sendo que a alta acumulada do dólar está em 28,57%.
O fato de os preços das commodities estarem caindo em todo o mundo, incluindo as matérias primas da pauta de exportação do Brasil, tem pressionado as divisas de vários países desde o início do ano. A proximidade do início do processo de alta de juros nos Estados Unidos é outro fator de alta para o dólar, com investidores já se antecipando a este movimento do Federal Reserve (o banco central norte-americano). (AE)

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Todo o mundo contra o assassino do leão
Desaba a confiança dos brasileiros nos políticos
https://www.osul.com.br/real-foi-a-moeda-que-mais-perdeu-valor-em-2015/ Real foi a moeda que mais perdeu valor em 2015 2015-08-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar