Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Saiba como lidar com o luto das crianças

Compartilhe esta notícia:

Sentir a dor da perda do ente ou amigo querido é essencial para o processo do luto em qualquer idade, incluindo a fase da infância. (Foto: Divulgação)

A perda de entes queridos é um processo doloroso e delicado para pessoas de todas as idades, mas traz ainda mais desafios em relação às crianças. Por serem ainda tão pequenas e conhecerem tão pouco do mundo, as reações delas podem ser muito diferentes das que são comuns em adultos, e muitas vezes pode haver uma dificuldades dos pais e demais familiares em lidar com isso.

Qual a maneira ideal de lidar com o luto infantil e seus desdobramentos? Cada caso é um caso, mas em linhas gerais algumas atitudes podem tornar o momento menos difícil e mais humano para os pequenos.

Como falar sobre a morte com os pequenos?

As explicações mais comuns, como “vovó está dormindo para sempre” ou “papai foi para um outro lugar”, podem não ser as mais adequadas. Isso pode confundir a criança por muito tempo e até mesmo causar futuros traumas. O ideal é permitir que elas confrontem a realidade da morte, mesmo que em doses pequenas e os poucos. A verdade sempre precisa ser dita, da forma mais humana e cabível para a faixa etária.

Sentir a dor da perda do ente ou amigo querido é essencial para o processo do luto em qualquer idade, incluindo a fase da infância. Diferente dos adultos, as crianças normalmente não reprimem os seus sentimentos, o que é benéfico neste caso. Estimule a criança a falar sobre o que está sentindo quando percebê-la triste, e ouça sem dar broncas ou fazer julgamentos.

Permita que ela participe das homenagens e despedidas se assim ela desejar. Por mais duro que seja, deixe que ela ajude na escolha das coroas fúnebres. Para as crianças e adolescentes que estão longe do ente querido, busque sites que façam a entrega dos arranjos (existem lojas que permitem a entrega de uma coroa de flores no Rio de Janeiro mesmo que os familiares estejam em Recife, por exemplo) e peça ajuda para escolher as flores que a pessoa mais gostava.

Observe o comportamento. Se o pequeno passa a ficar mais agressivo, mais irritado, mais calado, pode ser que ele não esteja conseguindo expressar exatamente o que sente, e a forma de colocar isso para fora seja mudando seu jeito de agir. Ofereça acolhimento, colo, ouça e respeite esse processo.

Uma criança que passa por um processo saudável de luto, com suporte e carinho, certamente crescerá de forma mais saudável e equilibrada também.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A inflação para o consumidor recuou em Porto Alegre e em mais cinco capitais na segunda semana de fevereiro
Alvo de nova fase da Operação Lava-Jato, o ex-ministro Aloysio Nunes negou ter recebido um cartão de crédito
https://www.osul.com.br/saiba-como-lidar-com-o-luto-das-criancas/ Saiba como lidar com o luto das crianças 2019-02-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar