Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Saiba como vai funcionar o Sistema Único de Segurança Pública

Compartilhe esta notícia:

Plano prevê a integração de dados do setor em todo o País. (Foto: Agência Brasil)

Com o objetivo de unificar as polícias e os sistemas de segurança do País, o projeto que cria o SUSP (Sistema Único de Segurança Pública) é considerado um avanço por especialistas, mas deve apresentar dificuldades de execução. Entenda, abaixo, como funcionará o sistema.​

Equivalente ao SUS (Sistema Único de Saúde), só que na área da segurança, trata-se da integração das ações e dados de todos os órgãos do País, em níveis federal, estadual e municipal. A sua estrutura se dará por meio de conselhos de segurança, a serem criados nessas três esferas.

Órgãos federais: Polícia Federal, Polícia Ferroviária Federal, Guarda portuária, secretarias nacionais de Segurança Pública, de Proteção e Defesa Civil e de políticas sobre drogas.

Órgãos estaduais: polícias civis, polícias militares, corpos de bombeiros, institutos de criminalística, medicina legal e identificação, órgãos dos sistemas penitenciário e socioeducativo, secretarias estaduais de Segurança Pública.

Órgãos municipais: guardas municipais, agentes de trânsito.

O ministério extraordinário da Segurança Pública, atualmente sob o comando de Raul Jungmann, deverá gerir o sistema, orientando os órgãos integrados, promovendo a qualificação dos profissionais e realizando estudos.

Sinesp

É o equivalente ao Datasus, que reúne todos os dados da saúde pública no Brasil. A sigla Sinesp quer dizer “Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas”.

Plano nacional

O Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social é um documento que deverá trazer objetivos, ações estratégicas, metas, prioridades, indicadores e formas de financiamento das políticas públicas da área no País. Ele terá validade de dez anos.

O Ministério da Segurança Pública também deverá redigir o plano nacional. Até dois anos após a sua publicação, Estados e municípios também terão que elaborar e implementar os seus textos correspondentes, sob pena de não receberem recursos federais. Eles deverão ser criados por meio de conselhos.

Todos os anos, o governo federal, em articulação com Estados e municípios, terá que avaliar o cumprimento das metas e fazer recomendações aos gestores. A lei também prevê conferências a cada cinco anos para debater os planos em todas as esferas

Ainda não há previsão de recursos específicos; o ministério aguarda o anúncio de novas verbas para a segurança. A lei só diz que um regulamento futuro determinará os critérios para aplicação de recursos do FNSP (Fundo Nacional de Segurança Pública) e do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional).

Não se sabe por quanto tempo a pasta da Segurança, responsável pela implementação do projeto, existirá, já que ela foi instituída em caráter extraordinário (o Congresso Nacional sequer votou a medida provisória que a criou). Também não se sabe se o ministério terá condições de levantar recursos, em meio a um quadro de restrições financeiras.

Tramitação

A proposta de fazer um sistema único de segurança foi pensada por especialistas ainda em 2003, sob Lula (PT), mas acabou deixada de lado. O texto original do projeto-de-lei 3.734 foi apresentado pelo governo de Dilma Rousseff (PT) à Câmara dos Deputados em 2012 e ficou paralisado no Legislativo no ano passado.

Com a criação do ministério extraordinário da Segurança Pública e o anúncio da intervenção federal no Rio de Janeiro, projeto foi aprovado com urgência em abril na Câmara e neste mês no Senado. Agora, o projeto aguarda sanção do presidente Michel Temer e, se for adiante, entrará em vigor 30 dias após a sua publicação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Cachorro é resgatado após passar quatro dias preso dentro de um bueiro
Vídeo em que um idoso de 92 anos canta uma serenata para a esposa comove a internet
https://www.osul.com.br/saiba-como-vai-funcionar-o-sistema-unico-de-seguranca-publica/ Saiba como vai funcionar o Sistema Único de Segurança Pública 2018-05-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar