Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Saída de dólares do País voltam a superar entradas na última semana

Compartilhe esta notícia:

Economia, com o resultado, acumula perdas de 647 milhões de dólares nos últimos 12 dias. (Foto: Reprodução)

As saídas de dólares do País superaram as entradas em 1,02 bilhão na última semana. Com isso, o mês que começou com saldo positivo de 382 milhões de dólares na primeira semana, agora acumulou perdas de 647 milhões de dólares, de 1 a 12 deste mês.

Nos primeiros 15 dias de junho, o fluxo financeiro – investimentos em títulos, remessas de lucros e dividendos ao exterior e investimentos estrangeiros diretos, por exemplo – ficou negativo em 984 milhões de dólares. O fluxo comercial – operações de câmbio relacionadas a exportações e importações – fixou saldo positivo no valor de 337 milhões de dólares.

De janeiro ao dia 12 deste mês, o fluxo cambial se manteve positivo em 15,1 bilhões de dólares. Nesse período, o fluxo financeiro foi lucrativo em 7,9 bilhões de dólares e o comercial marcou a soma de 7,2 bilhões de dólares.

Comunicado

O dólar fechou em queda de mais de 1% ante o real pelo segundo dia consecutivo, acompanhando a depreciação da moeda norte-americana no cenário externo após o Fed (Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos) reduzir a projeção de crescimento para este ano e sinalizar que a taxa básica de juros do país deverá subir ainda em 2015. A moeda norte-americana recuou 1,2% nessa quarta-feira, negociada a 3,05 reais na venda, no menor valor registrado em quase um mês.

O Fed passou a projetar crescimento entre 1,8% e 2% do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos neste ano, diante da previsão anterior, que era de 2,3% a 2,7%. Mas 15 de seus 17 membros preferiram que a primeira alta de juros ainda aconteça em 2015, igual número da projeção feita anteriormente.

Em comunicado divulgado ao final da reunião de dois dias, o banco central norte-americano avaliou que a maior economia do mundo está crescendo moderadamente depois da fraqueza vista no inverno e provavelmente está forte o suficiente para aguentar um aumento de juros até o fim do ano.

Em entrevista coletiva, a diretora do Fed, Janet Yellen, enfatizou que a decisão sobre os juros ainda está no ar e agora dependerá principalmente de melhoras no mercado de trabalho. A dirigente disse querer mais evidências decisivas de recuperação e que os salários avançarão em velocidade maior do que o atual ritmo contido.

Em nota, o Fed e as expectativas de ingresso ofuscaram as preocupações dos investidores com as turbulências em torno da dívida da Grécia e com a economia brasileira diante de dificuldades no cumprimento da meta fiscal, inflação elevada e contração econômica.

Nesta quarta-feira (17) pela manhã, o BC (Banco Central) brasileiro vendeu a oferta total de swaps cambiais, que equivalem a venda futura de dólares, para rolagem dos contratos que vencem em julho. O BC rolou o equivalente a 3,9 bilhões de dólares ou cerca de 45% do lote total, que corresponde a 8,7 bilhões de dólares. (AG)

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Governo golpista vai ser derrubado no voto, diz Lula no Nordeste
Orçamento poderá sofrer um novo bloqueio após pressão de políticos
https://www.osul.com.br/saida-de-dolares-do-pais-voltam-a-superar-entradas-na-ultima-semana/ Saída de dólares do País voltam a superar entradas na última semana 2015-06-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar