Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Terremoto na Região Central da Itália deixa pelo menos 73 mortos

Compartilhe esta notícia:

Muitas pessoas ainda estão embaixo dos escombros (Foto: Reuters)

Um forte terremoto atingiu a Região Central da Itália na madrugada desta quarta-feira (24), deixando pelo menos 73 mortos, segundo agências de notícias. Pelo menos 100 pessoas seguem desaparecidas. Diversos vilarejos foram afetados, alguns deles com parte de suas construções desmoronadas, mas informações preliminares sugerem que o tremor não afetou nenhuma zona densamente povoada. O premiê da Itália, Matteo Renzi, declarou estado nacional de emergência por conta do terremoto.

O saldo preliminar de mortos deve aumentar nas próximas horas. O serviço geológico dos EUA registrou que o terremoto, ocorrido às 3h30min locais (22h30min em Brasília), teve magnitude de 6,2 graus na escala Richter, com epicentro em Nórcia, na Úmbria, a 10 km de profundidade. Houve réplicas pela região, com tremores sentidos até em Roma. O instituto italiano de terremotos contou 60 réplicas durante quatro horas.

Há pelo menos dez mortos em Pescara del Tronto, seis em Accumoli e cinco em Amatrice. Um morador de Arquate, citado pela mídia local, afirmou que vários prédios ficaram destruídos na localidade, a 25 km de Nórcia, mas não citou feridos. “Os moradores estão na praça central e muitos prédios desabaram”, relatou.

Stefano Petrucci, prefeito de Amatrice, a 140 quilômetros de Roma, disse que havia dezenas de mortos na localidade. “Metade da cidade não existe mais”, afirmou. Imagens aéreas registravam pilhas de destroços. Vivem ali menos de 3.000 habitantes. O acesso foi bloqueado por um deslizamento de terra e pela queda de uma ponte.

Equipes de resgate trabalhavam durante a manhã em busca de sobreviventes. Moradores da região relatavam vozes vindas debaixo dos escombros. É esperado que o número de vítimas cresça durante o dia. Com diversos povoados montanhosos afetados pelo tremor, as operações enfrentavam dificuldades de logística.

O papa Francisco agradeceu às equipes de resgate e aos voluntários nas buscas e pediu orações pelas vítimas. A Itália é um dos países com maior atividade sísmica na Europa devido à sua posição entre duas falhas geológicas. Em 2009, um terremoto de 6,3 graus de magnitude em Áquila deixou mais de 300 mortos. O tremor mais letal no país desde o início do século 20 ocorreu em 1908, com mais de 80 mil mortos na Região Sul. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A saída dos Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã ampliou as incertezas no mundo: A decisão de Donald Trump reforçou o desmonte do legado de Barack Obama
O presidente russo Vladimir Putin usou o desfile do Dia da Vitória para mostrar suas novas armas: A data marca o aniversário da vitória dos Aliados sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial
https://www.osul.com.br/terremoto-atinge-regiao-central-da-italia-e-deixa-pelo-menos-21-mortos/ Terremoto na Região Central da Itália deixa pelo menos 73 mortos 2016-08-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar