Domingo, 19 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Emissões de notas fiscais em várias partes do País são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

O data center do Estado foi desligado após o prédio da Procergs (E) ser inundado pelas fortes chuvas que atingem o Estado.

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
O data center do Estado foi desligado após o prédio da Procergs (E) ser inundado pelas fortes chuvas que atingem o Estado. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

A emissão de notas fiscais em várias partes do País está passando por instabilidade devido ao desligamento de equipamentos da Secretaria Estadual da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS) e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio Grande do Sul (Procergs).

O data center do Estado foi desligado após o prédio da Procergs (E) ser inundado pelas fortes chuvas que atingem o Estado.

Além de processar os documentos fiscais do Rio Grande do Sul, o serviço virtual da Sefaz-RS atende ao sistema de Nota Fiscal de outros 15 Estados brasileiros: Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Para tentar contornar o problema, a operação para autorização dos documentos foi transferida para o ambiente tecnológico da nuvem. A Sefaz-RS recomenda às empresas que encontrarem dificuldades que verifiquem se não possuem configuração em seu ambiente que limite a comunicação de internet aos endereços IP dos data centers, como, por exemplo, uma regra em firewall que restrinja a comunicação.

A pasta recomenda ainda ajustar configurações de rede, internet e proxy. O acesso não deve ser feito pelos endereços IPs (Internet Protocol) mas sim diretamente nos domínios sefaszrs.rs.gov.br e svrs.rs.gov.br.

Em nota, a secretaria informou que a emissão de guias para pagamento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) está indisponível por meio de sistemas da Receita Estadual. Para isso, deve ser usada a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos (GNRE). A pasta recomenda às empresas a continuar a fazer o recolhimento dos impostos.

Além do site, o Emissor de Nota Fiscal Avulsa Eletrônica e o aplicativo Nota Fiscal Fácil também estão fora do ar. A recomendação aos usuários é para que sejam utilizados outros programas emissores disponíveis, como, por exemplo, o do Sebrae-RS.

Além de processar os documentos fiscais dos Estados, o sistema do Sefaz-RS é utilizado para consulta de cadastro pelos Estados do Acre, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba e Santa Catarina. O sistema também opera contingência para o Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco e Paraná.

Prevenção

Os equipamentos que operam esse sistema estão no prédio da Procergs, que foi inundado pelas fortes chuvas. Por precaução, todos foram desligados.

A água atingiu quadro elétrico, no-breaks e geradores, segundo a Agência Brasil. Isso ocorreu depois que as casas de bombas que operam na região do centro foram desativadas.

Ainda segundo a agência, vários sites do governo estão for do ar. A prioridade é manter no ar sistemas de serviços prioritários, tais como Defesa Civil, saúde e segurança pública, além do site principal do governo do Rio Grande do Sul.

“Nesse sentido, com o intuito de preservar a infraestrutura instalada, e de ter condições de retomar nossas atividades no menor intervalo de tempo possível, a equipe responsável pela gestão da crise tomou a decisão consciente de desligar o data center, retirando temporariamente a maioria dos nossos serviços do ar”, informa nota do governo gaúcho.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Mortes por chuvas no RS estão entre as piores do Brasil em mais de 30 anos
RS recebe 100 agentes da Força Nacional de Segurança. Outros 300 policiais devem chegar nos próximos dias
https://www.osul.com.br/emissoes-de-notas-fiscais-em-varias-partes-do-pais-sao-afetadas-por-chuvas-no-rio-grande-do-sul/ Emissões de notas fiscais em várias partes do País são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul 2024-05-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar