Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Três astronautas da Estação Espacial Internacional retornaram à Terra após mais de quatro meses

Compartilhe esta notícia:

Paolo Nespoli, Sergey Riazanski e Randy Bresnik pousaram numa cápsula Soyuz. (Foto: Reprodução)

Três astronautas — um italiano, um russo e um americano — retornaram à Terra a bordo de uma cápsula espacial Soyuz, depois de passarem mais de quatro meses em órbita na ISS (Estação Espacial Internacional). Paolo Nespoli, Sergey Riazanski e Randy Bresnik pousaram no Cazaquistão, em uma temperatura de 10 graus Celsius negativos, informou a agência espacial russa Roskosmos.

Minutos depois, os helicópteros de resgate chegaram ao local de pouso da cápsula Soyuz MS-05 para retirar os astronautas. Os três homens decolaram da base de Baikonur em 28 de julho. Esta foi a segunda missão espacial de Sergey Riazanski e Randy Bresnik, que completou 60 anos a bordo da estação. Para o veterano Paolo Nespoli, de 60 anos, esta foi a terceira viagem ao espaço.

Em 139 dias, os três astronautas “realizaram centenas de experimentos de biologia, biotecnologia e ciências da vida e da terra”, afirmou a agência espacial americana, a Nasa, em comunicado.

Durante a estadia na ISS, eles também conversaram por videoconferência com o Papa Francisco. Na quarta-feira, Randy Bresnik passou o comando da ISS ao astronauta russo Alexander Misurkin.

Alunos

Um experimento concebido por estudantes brasileiros do ensino fundamental será enviado no ano que vem à ISS para ser executado por astronautas. O projeto foi escolhido por meio de um concurso. Participaram da disputa 72 equipes formadas por alunos de 12 a 14 anos do Colégio Dante Alighieri e de escolas públicas de São Paulo.

A competição científica faz parte do Programa de Experimentos Espaciais para Estudantes, ação anual do governo americano em parceria com a Nasa (agência espacial dos EUA) que está em sua 12ª edição. Nunca um país de fora da América do Norte havia participado da iniciativa.

A proposta vencedora busca entender como a microgravidade atua sobre um composto feito de cimento e pó de plástico verde. Será apenas a segunda vez na história que o Brasil envia um experimento para a ISS. Do início ao fim, o projeto durou nove semanas e envolveu cerca de 330 estudantes paulistanos. Durante esse período, eles aprenderam sobre o espaço, a ausência de gravidade, o método científico, entre outros temas.

“Os professores colocavam um assunto relacionado ao espaço para a reflexão das crianças e depois havia uma discussão entre elas”, diz o engenheiro espacial Lucas Fonseca, diretor da Missão Garatéa, que, junto com a Câmara de Comércio Brasil-Flórida, viabilizou o projeto no Brasil.

Tanto os encontros semanais como a elaboração dos experimentos ocorreram no Dante, parceiro no programa. Desde o início do processo, os jovens foram trazendo ideias do que gostariam de produzir e começaram, em grupos, a escrever os projetos. “Os mentores não podiam influenciar os projetos. Todas as ideias vieram das crianças, nós só ajudamos a refiná-las”, acrescenta Fonseca.

Segundo o engenheiro espacial, além de ter como objetivo aumentar o interesse dos jovens em assuntos ligados ao espaço, a iniciativa dá uma atenção especial às garotas. “Em pesquisas que fizemos percebemos que é entre os 12 e os 14 que as meninas começam, por diversas razões, a perder interesse na ciência.” Outra preocupação foi promover a interação entre alunos do ensino público e do ensino privado.

“Todo o processo, desde o anúncio, a inscrição dos projetos e as seletivas, foi uma rica oportunidade para estimularmos o pensamento científico, a criatividade e as atitudes de colaboração e de preocupação com a valorização da ciência e da tecnologia como ferramentas para o desenvolvimento”, diz Sandra Tonidandel, coordenadora-geral pedagógica do Dante Alighieri.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Europa recebeu recorde de 218 mil migrantes pelo mar em outubro
Vaticano prende padre espanhol por vazar documentos secretos
https://www.osul.com.br/tres-astronautas-da-estacao-espacial-internacional-retornam-terra-apos-mais-de-quatro-meses/ Três astronautas da Estação Espacial Internacional retornaram à Terra após mais de quatro meses 2017-12-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar