Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Um golpe no WhatsApp que promete um vale-presente no Boticário já atingiu mais de um milhão de pessoas

Compartilhe esta notícia:

Nova versão do WhatsApp impedirá uso do aplicativo em alguns aparelhos. (Foto: Allan White/Fotos Públicas)

O golpe do momento no WhatsApp está usando o nome da famosa rede de cosméticos Boticário para enganar os usuários e já atingiu mais de um milhão de pessoas, segundo dados do PSafe. O truque é bastante elaborado e não chega a infectar o usuário das vítimas com malware ou vírus, mas pode causar cobranças indevidas e levar a pessoa a baixar outros apps maliciosos.

A mensagem que está enganando as pessoas promete um vale-presente de R$ 150 em produtos Boticário para comemorar a chegada da primavera. Ao clicar no link, o usuário é levado para uma página falsa onde são feitas algumas perguntas promocionais pra deixar tudo mais realista. O grande golpe está em pedir o número do celular da vítima, que então é cadastrado num serviço pago de receber mensagens e propagandas de apps nocivos. Na página falsa tem até comentários de contas fake agradecendo pelo vale-presente que nunca existiu.

E claro, para espalhar o golpe ainda mais rápido, o site falso pede para que as pessoas, além do cadastro, compartilhem a mensagem com mais 10 amigos no WhatsApp. Se chegar pra você, não clique e avise os amigos que é golpe.

Golpes online

A falta de dinheiro para pagar contas, ter um momento de lazer ou comprar objetos de desejo podem fazer com que as pessoas caiam mais facilmente em propostas aparentemente atrativas de dinheiro fácil. E nem precisa ser abordado na rua, pode acontecer ao ligar o computador ou pelo próprio celular. Os golpes são muitos e, na hora da necessidade, pode atingir os mais desavisados ou vulneráveis.

Algumas dicas podem ajudar a escapar de golpes online. Se você precisa um empréstimo, por exemplo, e aparece uma empresa com uma proposta “mágica”, segure o clique. Confira, antes, que empresa é essa, se é reconhecida, se não há queixas sobre ela na internet ou até matérias negativas na imprensa. Ao contrário, procure boas referências.

Pesquise também as taxas de mercado para saber quais são as mais reais. Desconfie se for uma proposta muito longe da realidade e que promete demais. Uma boa dica é pesquisar sobre a empresa nas redes sociais, além do site Reclame Aqui.

Outro golpe para fugir é aquele que chega pelo telefone. Há golpistas que ligam e começam a pedir dados, oferecem dinheiro fácil e muitas vezes usam o nome de empresas idôneas mas não fazem parte delas na realidade.

A pessoa acaba convencida pelo histórico de uma empresa que na verdade não está falando com ela. Mesmo precisando de dinheiro, muitas vezes a pessoa acaba depositando um valor inicial que nunca mais retornará, assim como o crédito prometido não vai chegar.

O melhor é desconfiar e só entrar em contato com bancos e financeiras conhecidas por números de telefone públicos, e não aquele que só o atendente forneceu, por mais exclusivo que ele diga que possa ser.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Dilma defende que meta fiscal deste ano seja “realista”
Irã e potências mundiais chegam a acordo nuclear
https://www.osul.com.br/um-golpe-no-whatsapp-que-promete-um-vale-presente-no-boticario-ja-atingiu-mais-de-um-milhao-de-pessoas/ Um golpe no WhatsApp que promete um vale-presente no Boticário já atingiu mais de um milhão de pessoas 2017-10-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar