Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Uso de inseticidas mortais para abelhas poderá ser suspenso no RS

Compartilhe esta notícia:

Em torno de 400 milhões de abelhas morreram no RS entre outubro do ano passado e março deste ano. (Foto: Reprodução/Site MP)

Um pedido que pede a restrição do uso de um inseticida mortal para as abelhas foi encaminhado, nesta quarta-feira (14), para o Governo do Estado. Nele, a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre quer que o inseticida Fipronil, na modalidade foliar, seja suspenso provisoriamente do registro no Cadastro Estadual de Registro de Agrotóxicos.

O ofício foi expedido no âmbito do inquérito civil instaurado para apurar as causas da mortandade de abelhas no Rio Grande do Sul. De acordo com o Ministério Público, coletas feitas em 32 município gaúchos mostraram que em torno de 400 milhões de abelhas morreram no RS entre outubro do ano passado e março deste ano.

Conforme o promotor de Justiça Alexandre Saltz, em junho deste ano, o MP propôs que as empresas produtoras do inseticida suspendessem voluntariamente a comercialização da modalidade foliar do produto. No pedido, o MP lembra que há outras formas de uso do inseticida em questão, além de outros tantos princípios ativos com finalidade idêntica que não apresentam risco à produção agrícola. “A necessidade é de prevenir novos danos ambientais irrecuperáveis derivados da aplicação do produto nesta modalidade”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Veículos de comunicação do RS doaram R$180 milhões em mídia de divulgação de ações sociais
Eduardo Bolsonaro vai ao Senado em busca de votos para assumir embaixada nos EUA
https://www.osul.com.br/uso-de-inseticidas-mortais-para-abelhas-podera-ser-suspenso-no-rs/ Uso de inseticidas mortais para abelhas poderá ser suspenso no RS 2019-08-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar