Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Vendas do comércio brasileiro registram queda de 6,7% em 1 ano e têm o pior desempenho desde 2001

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reuters)

As vendas do comércio varejista brasileiro registraram a quarta queda seguida. No mês de outubro, em relação a setembro, o recuo foi de 0,8%, segundo informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (13). No ano, o setor acumula queda de 6,7% e, nos últimos 12 meses, de 6,8% – o recuo mais intenso deste indicador desde 2001.

De setembro para outubro, o recuo do varejo nacional foi puxado pelos desempenhos das vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,6%); combustíveis e lubrificantes (-1,7%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,1%).

Por outro lado, melhoraram os resultados de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,8%), tecidos, vestuário e calçados (0,5%) e livros, jornais, revistas e papelaria (0,4%).

Um ano atrás

Já na comparação anual, o comércio teve baixa de 8,2%, com predomínio de resultados negativos. O que mais influenciou a taxa do comércio foi o segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que recuou 6,5%.

Também recuaram as vendas de móveis e eletrodomésticos (-13,3%) e combustíveis e lubrificantes (-10,4%). “Em outubro, o desempenho desses três setores, juntos, respondeu por cerca de 70,0% da taxa global do varejo”, disse o IBGE.

Seguiram a mesma tendência tecidos, vestuário e calçados (-12,1%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (-7,6%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-6,1%), livros, jornais, revistas e papelaria, (-17,3%); e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-6,7%). (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Presidente do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro é levado para depor na Polícia Federal
Eleito presidente do Estados Unidos, Donald Trump confirma Tillerson como secretário de Estado
https://www.osul.com.br/vendas-do-comercio-brasileiro-registram-queda-de-67-em-1-ano-e-tem-o-pior-desempenho-desde-2001/ Vendas do comércio brasileiro registram queda de 6,7% em 1 ano e têm o pior desempenho desde 2001 2016-12-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar