Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Votação da reforma da Previdência pode ficar para o fim de maio

Compartilhe esta notícia:

Caso a previsão de Perondi se confirme, a reforma da Previdência só será enviada ao Senado no início de junho. (Foto: Abr)

O calendário de greve e manifestações dessa sexta-feira e do 1 de maio, Dia do Trabalho, provocou o adiamento da votação da reforma da Previdência. O projeto só começará a ser votado no plenário da Câmara no fim de maio, na avaliação do primeiro vice-líder do governo na Casa, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), um dos mais aguerridos parlamentares favoráveis à reforma.

Ele reconheceu que o governo ainda não tem os 308 votos mínimos necessários para aprovar a proposta e que, por isso, precisa de tempo para convencer a base aliada a votar a favor do parecer. Como antecipou o Broadcast, a votação do substitutivo do deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA) na comissão especial não ocorrerá mais na próxima semana, o que também contribuirá para o atraso da discussão da matéria.

Além das manifestações previstas para o Dia do Trabalho, que alimentam as incertezas em relação à capacidade de o governo conseguir virar os votos contrários à reforma de parlamentares da base aliada, o relator ainda negocia mudanças no parecer. A dificuldade parece ter ficado mais clara depois da aprovação da reforma trabalhista, na quarta-feira, por 296 votos contra 177.

Apesar de expressiva, a votação seria insuficiente para aprovar a reforma da Previdência, que precisa de no mínimo 308 votos na Câmara. Segundo fontes, a equipe econômica já trabalha com o atraso da votação e segue articulando na tentativa de barrar novas alterações que comprometem ainda mais a economia de gastos prevista com aprovação da reforma.

Caso a previsão de Perondi se confirme, a reforma da Previdência só será enviada ao Senado no início de junho. Com isso, aumentam as chances de a votação da matéria só ser concluída pelos senadores no segundo semestre, frustrando a previsão inicial do governo de aprovar a reforma no Congresso ainda no primeiro semestre. No Senado, a reforma também tem de passar por comissão especial e ser votada em dois turnos no plenário – calendário que pode ser suspenso pelo recesso parlamentar de julho.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

O ex-presidente Lula disse que é hora de colocar Fernando Haddad e Manuela na rua
Manifestantes incendeiam oito ônibus no Centro do Rio de Janeiro
https://www.osul.com.br/votacao-da-reforma-da-previdencia-pode-ficar-para-o-fim-de-maio/ Votação da reforma da Previdência pode ficar para o fim de maio 2017-04-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar