Segunda-feira, 12 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil 107 vagas ainda não foram preenchidas na primeira etapa do Programa Mais Médicos, diz o Ministério da Saúde

Compartilhe esta notícia:

Fim do prazo de inscrições para o programa mais médicos (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Das 8.517 vagas disponibilizadas no edital da primeira etapa de seleção do Mais Médicos, 106 não foram ocupadas, informou o Ministério da Saúde nesta segunda (10). Os lugares remanescentes estão distribuídos entre oito distritos indígenas e 19 municípios — todos na região Norte. O Amazonas é o Estado com mais vagas remanescentes: 88.

Inicialmente, o Ministério da Saúde informou que 107 vagas não tiveram inscritos. Mais tarde, corrigiu a informação para 106.

De acordo com o levantamento final, não houve interessados em um distrito indígena (Dsei) — Médio Purus, no Amazonas — e em outros dois municípios: Terra Santa, no Pará, e Castanheiras, em Rondônia.

O Ministério da Saúde publicou nesta segunda (10) o edital para a segunda etapa de seleção de profissionais para o programa. Podem se inscrever, a partir desta terça (11), médicos com CRM no Brasil ou formados no exterior, mesmo sem revalidar o diploma.

Foi aberta, no dia 20 de novembro, uma seleção de emergência para substituir os cubanos do Mais Médicos. Os profissionais caribenhos tiveram que deixar os postos de trabalho após a decisão de Cuba de sair do programa. O País citou “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil.

Os médicos com CRM no Brasil puderam se inscrever até a última sexta-feira (7). Até o último balanço do Ministério da Saúde, desta segunda-feira (10), o órgão havia recebido 36.490 inscrições no programa. Dessas, 8.411 foram efetivadas — os profissionais escolheram onde iriam atuar. Desses, pouco mais da metade — 4.508 — já haviam se apresentado nos municípios.

Os médicos têm até 14 de dezembro para se apresentarem às prefeituras.

Números

O Mais Médicos recebeu 36.490 inscrições, segundo último balanço (desta segunda, 10). Foram 8.411 profissionais que escolheram a cidade onde iriam atuar. Se apresentaram nos municípios 4.508, até as 11h desta segunda. O prazo final de apresentação é 14 de dezembro.

Mais Médicos

O programa foi criado em julho de 2013 para ampliar o atendimento médico principalmente em regiões mais carentes. Em agosto de 2013, fechado acordo com a Opas para participação de médicos cubanos.

A participação de brasileiros formados no Brasil aumentou 38% entre 2016 e 2017, de acordo com o Ministério da Saúde. O programa tem 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas e atende cerca de 63 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde.

A participação de cubanos no programa tinha sido renovada no início deste ano por mais cinco anos. Um levantamento do governo divulgado em 2016 apontou que o programa é responsável por 48% das equipes de Atenção Básica em municípios com até 10 mil habitantes.

Em 1.100 municípios atendido pelo programa, o Mais Médicos representava 100% da cobertura de Atenção Básica, de acordo com dados divulgados em 2016.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O BNDES aumenta o rigor na checagem de antecedentes de funcionários de alto escalão
Depósitos suspeitos de ex-assessor preocupam a equipe de Bolsonaro
https://www.osul.com.br/107-vagas-ainda-nao-foram-preenchidas-na-primeira-etapa-do-programa-mais-medicos-diz-o-ministerio-da-saude/ 107 vagas ainda não foram preenchidas na primeira etapa do Programa Mais Médicos, diz o Ministério da Saúde 2018-12-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar