Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Governo federal nomeia José Santini como secretário nacional da Justiça

Compartilhe esta notícia:

Vicente Santini foi exonerado do posto de secretário-adjunto da Casa Civil em janeiro de 2020 após ter usado um voo da FAB para viajar à Índia

Foto: Divulgação/Presidência da República/Alan Santos
Vicente Santini foi exonerado do posto de secretário-adjunto da Casa Civil em janeiro de 2020 após ter usado um voo da FAB para viajar à Índia. (Foto: Divulgação/ Presidência da República/Alan Santos)

O governo federal nomeou José Vicente Santini como secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O cargo era ocupado por Claudio de Castro Panoeiro. O ato foi publicado nesta quarta-feira (04) no Diário Oficial da União e foi assinado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Entre as atribuições da Secretaria Nacional de Justiça está a coordenação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, em parceria com os órgãos da administração pública.

A pasta também trata de políticas como as relacionadas a migrações, refugiados e tráfico de pessoas, além de políticas de cooperação jurídica internacional, entre outras atribuições.

Santini já ocupou o cargo de secretário-adjunto da Casa Civil da Presidência da República e foi exonerado em janeiro de 2020 pelo presidente Jair Bolsonaro após ter usado um voo da FAB (Força Aérea Brasileira), não comercial, para acompanhar a comitiva presidencial em viagem oficial à Índia.

Em setembro de 2020, Santini foi nomeado como assessor do Ministério do Meio Ambiente. Em fevereiro de 2021, ele assumiu o cargo de secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, do qual foi exonerado nesta quinta-feira (29).

Santini tem graduação em direito pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2008) e mestrado em direito das relações internacionais pelo Centro Universitário de Brasília (2015).

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Locais de aplicação da primeira dose de vacinas por agendamento são ampliados em Porto Alegre
Brasileiro Yuri Mansur fica na 20ª posição no hipismo saltos em Tóquio
https://www.osul.com.br/1190166-2/ Governo federal nomeia José Santini como secretário nacional da Justiça 2021-08-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar