Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil 14 empresários de mídia e jornalistas são citados nos Panama Papers

Compartilhe esta notícia:

Ao menos 14 empresários de mídia, seus parentes ou jornalistas foram citados pelos chamados Panama Papers. (Foto: Reprodução)

Pelo menos 14 empresários e diretores de empresas de mídia, seus parentes ou jornalistas têm relação com offshores criadas pela firma panamenha de advocacia Mossack Fonseca. Estão citados uma neta de Roberto Marinho (fundador da Globo) e diretores e ex-diretores do Grupo Globo. Aparecem também a dona da TV Verdes Mares, Yolanda Vidal Queiroz; o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, dono da Rede Massa de Televisão; um sócio do grupo Bloch, antigo dono da TV Manchete, Pedro Jack Kapeller; o ex-senador João Tenório, dono da TV Pajuçara, em Alagoas; e o sócio das TVs Studio Vale do Paraíba e Jaú, Antonio Droghetti Neto. Do Grupo Estado, Ruy Mesquita Filho e o presidente do Conselho de Administração, Walter Fontana Filho, tiveram seus nomes ligados a offshores. Também consta nos papéis da Mossack Fonseca o jornalista que trabalha em revistas da Editora Abril José Roberto Guzzo.

Procuradas, todas as pessoas mencionadas no texto sobre empresários de mídia e jornalistas que aparecem nos Panama Papers negaram irregularidades ou não comentaram. A seguir, o que cada um disse:

*Antonio Luiz Droghetti Neto – Um dos funcionários de uma emissora que tem Droghetti como acionista e conselheiro disse: “Essa empresa [TV Studios Vale do Paraíba] não é operacional. Ela foi aberta por meio de uma licitação pública. Nunca entrou em atividade. O Droghetti é um dos sócios, mas não está mais aqui na casa”.

*Carlos Schroder – Apresentou todos os documentos fiscais relativos à offshore Denmark Holdings Incorporations. Não há irregularidades.

*Helena e Luiz Eduardo da Silva Vasconcelos – Informam que os empreendimentos foram declarados à Receita Federal.

*João Tenório – Seu assessor informou que as offshores estão devidamente declaradas às autoridades fiscais brasileiras.

*José Roberto Dias Guzzo – Por e-mail disse que todas as informações sobre sua vida financeira estão registradas na Receita.

*Marluce Dias da Silva – Não se manifestou.

*Paula Marinho – Afirmou, por meio de assessoria, não ter nem ter tido participação em nenhuma empresa.

*Pedro Jack Kapeller – Não se manifestou.

*Ratinho – Não se manifestou. Em 2015, quando foi citado no SwissLeaks, afirmou que todos os seus bens e valores foram declarados aos órgãos competentes.

*Rossana Berto – Seu marido Luiz Rogério Berto disse que é o beneficiário final da offshore Howell Finance Ltd., controlada pelo casal, e aberta quando ele trabalhou no exterior, nos anos 1980 e 1990. “Eu sou o beneficiário final e a Rossana está ali apenas para o caso de acontecer algo comigo. Quando eu voltei ao Brasil acabei não declarando a empresa. Agora, estou em processo de fechamento.”

*Ruy Mesquita Filho – Disse ter sido apenas o procurador de uma offshore, porém nunca o dono.

*Walter Fontana Filho – “Walter e Romano [seu primo], pelo que se recordam, foram procuradores de uma empresa, encerrada no ano de 2005, que apoiava ação de internacionalização de empresa que eram executivos à época”, diz comunicado do Grupo Estado.

*Yolanda Vidal Queiróz – Não se manifestou.

(UOL)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Saiba qual é a herança de Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos
Lula poderá ser preso na segunda-feira após o julgamento de recurso
https://www.osul.com.br/14-empresarios-de-midia-e-jornalistas-sao-citados-nos-panama-papers/ 14 empresários de mídia e jornalistas são citados nos Panama Papers 2016-05-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar