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Brasil 22% dos brasileiros vão a pé para o trabalho ou para a escola

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Carro da família é utilizado como meio de locomoção por 19% dos entrevistados. (Foto: Lucas Uebel/ o Sul)

Os principais meios de locomoção dos brasileiros para ir ao trabalho ou à escola são ônibus ou andar a pé, segundo levantamento encomendado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística. A segunda forma de locomoção mais utilizada diariamente é caminhar – total de 22% dos entrevistados.

A pesquisa foi realizada entre 5 e 8 de setembro, com 2.002 pessoas de 142 municípios brasileiros. O documento sobre mobilidade urbana, entre 2011 e 2014, foi divulgado nessa quarta-feira.

Um quarto dos brasileiros (25% dos entrevistados) adota o ônibus como seu principal meio de locomoção. Já o automóvel da família é usado como meio de transporte de 19% da população, sendo o terceiro usado com mais frequência, de acordo com o estudo da CNI.

Entre os 25% de brasileiros que realizam a maior parte de seus deslocamentos diários em ônibus ou vans fretados, 42% afirmam que o fazem por este ser o único meio de transporte disponível, 14% por ser a forma com custo mais razoável e 12% por ser a mais rápida. Entre os 22% que realizam os trajetos caminhando, 37% afirmam que é por este ser o meio mais rápido para seus destinos. Outros 29% argumentaram que trata-se de uma maneira de se locomover mais saudável, enquanto 19% dizem que é o único meio disponível. O quarto motivo mais citado (16,2%) é que a distância percorrida é curta.

Mais da metade dos 19% que realizam a maior parte de seus deslocamentos diários no automóvel da família (58%) afirma que o fazem por este ser o meio mais rápido para seus destinos e 20% por ser o mais confortável. O restante – 19% – aponta o veículo como o meio de transporte mais cômodo.

Tempo no trânsito

Cerca de 31% dos brasileiros gastam mais de uma hora por dia para se deslocar para o trabalho ou para escola, conforme a pesquisa da CNI. Em 2011, primeiro ano do estudo sobre mobilidade urbana, 26% gastavam mais de uma hora – um aumento de 19,25%.

Nas cidades com mais de cem mil habitantes, 39% deles passam mais de um hora no trânsito. Destes, 4% gastam mais de três horas por dia. Quanto maior o município de residência dos brasileiros, maior o tempo que eles gastam em seus deslocamentos rotineiros para trabalho ou estudo. Já nos municípios com até 20 mil habitantes, apenas 16% utilizam mais de uma hora em seu deslocamento diário.

Gênero e renda

Enquanto as mulheres tendem a adotar como principal meio de locomoção o ônibus (transporte público) ou andar a pé, os homens são mais propensos que elas a usar como principal meio de locomoção o carro da família, de acordo com a pesquisa. “Quanto menor a renda familiar, maior o percentual daqueles cujo principal meio de locomoção é andar a pé e de ônibus (transporte público)”, acrescentou a CNI.

Idade

Quanto mais jovens os brasileiros, maior o percentual dos que adotam as motocicletas como principal meio de locomoção, conforme o levantamento. Em contrapartida, o aumento da idade leva a uma maior adoção do automóvel da família como meio de locomoção.

Transporte público

O percentual de brasileiros que avalia o transporte público como ótimo ou bom caiu de 39% em 2011 para 24%, uma redução de 15 pontos percentuais em quatro anos. A piora da avaliação do transporte público ocorreu principalmente no Sudeste: em 2011, 41% da população avaliava o transporte público como ótimo ou bom, valor que caiu para apenas 21% da população em 2014.

No Nordeste, o percentual que considerava o transporte público ótimo ou bom passou de 41% em 2011 para 27% em 2014. As regiões Norte/Centro-Oeste e Sul, por sua vez, apresentam menor piora na avaliação: em ambas regiões o percentual que avalia como ótimo ou bom caiu 8 pontos percentuais entre 2011 e 2014. Nas regiões Norte/Centro-Oeste a avaliação de ótimo ou bom era de 25% em 2011 e caiu para 17% em 2014. Na Região Sul, a avaliação passou de 39% em 2011 para 31% em 2014.

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