Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 19 de dezembro de 2015
Até a noite desse sábado cerca de 35 mil clientes ainda estavam sem energia elétrica no Rio Grande do Sul, principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre, após os temporais de sexta-feira. No final da manhã, 15 mil clientes da RGE (Rio Grande Energia) seguiam sem luz devido à gravidade dos estragos causados pela força dos ventos. O número representa 1,07% do 1,4 milhão de todos os clientes atendidos pela RGE no Estado. Segundo nota da concessionária enviada à imprensa, 200 equipes estão trabalhando para restabelecer o serviço.
Na área atendida pela concessionária AES Sul, 20 mil clientes seguiam sem energia elétrica, sendo cinco mil de Esteio, quatro mil de Canoas e 2,5 mil de Nova Santa Rita. Na área atendida pela CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), o restabelecimento dos clientes afetados pelo temporal estava praticamente concluído na noite de sábado, segundo informações da estatal.
Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi uma das cidades mais afetadas pelo temporal. Cerca de 400 casas nos bairros São José e São Luís foram destelhadas. A Defesa Civil do município identificou o fenômeno como um tornado. A prefeitura ainda contabiliza os estragos e mais de 2 mil metros de lona foram distribuídos aos atingidos. Em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, o forte temporal causou alagamentos e bloqueou ruas.