Domingo, 11 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política 93% dos brasileiros condenam os atos extremistas em Brasília, aponta pesquisa Datafolha

Compartilhe esta notícia:

Obras de arte, vidraças e móveis foram destruídos pelos radicais nas sedes dos Três Poderes, na capital federal

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Obras de arte, vidraças e móveis foram destruídos pelos radicais nas sedes dos Três Poderes, na capital federal. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Instituto Datafolha divulgou uma pesquisa de opinião a respeito dos atos extremistas realizados em Brasília no último domingo (08). De acordo com o levantamento, 93% dos brasileiros condenam os ataques, 3% são favoráveis, 2% são indiferentes e 1% não soube responder.

O total não dá exatamente 100% porque há arredondamentos. Conforme a pesquisa, divulgada na noite de quarta-feira (11), 46% dos entrevistados concordam com a prisão de todos os envolvidos nos atos criminosos, 15% acreditam que a maioria dos envolvidos deveria ser presa e, para 9%, ninguém deveria ter sido preso. Segundo o Datafolha, 4% dos ouvidos não souberam responder.

A pesquisa também indicou que 63% dos brasileiros acreditam que as forças de segurança do Distrito Federal fizeram menos do que podiam para conter a destruição das sedes dos Três Poderes.

Lula e Bolsonaro

O Datafolha ainda apontou que 39% dos entrevistados acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu seu papel na crise instaurada, 37% disseram que ele fez menos do que devia e 15% avaliam que o petista fez mais do que precisava.

Para 55% dos ouvidos pelo instituto, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é considerado responsável pela ação criminosa de seus apoiadores no último domingo. Desses, 38% acreditam que ele teve muita responsabilidade e 17% afirmaram que Bolsonaro teve pouca responsabilidade. Já 39% acreditam que o ex-presidente não teve responsabilidade nos atos criminosos.

O Datafolha ouviu 1.214 pessoas com mais de 16 anos em todo o Brasil por telefone. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, segundo o instituto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Justiça realiza mutirão de audiências de custódia de manifestantes radicais presos em Brasília
Polícia encontra depósito de drogas de facção criminosa em frente ao zoológico de Sapucaia do Sul
https://www.osul.com.br/93-dos-brasileiros-condenam-os-atos-extremistas-em-brasilia-aponta-pesquisa/ 93% dos brasileiros condenam os atos extremistas em Brasília, aponta pesquisa Datafolha 2023-01-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar