Sábado, 10 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O presidente do Senado vai propor à Câmara dos Deputados a criação de uma comissão mista para discutir a reforma administrativa

Compartilhe esta notícia:

Alcolumbre informou ainda que PEC pode chegar ao Senado já nesta quarta-feira (10). (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou nesta quarta-feira (2) que vai propor ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a criação de uma comissão mista para analisar a proposta de reforma administrativa.

Alcolumbre deu a informação após ter sido questionado pela senadora Kátia Abreu (Progressistas-TO) sobre como será a tramitação do projeto no Congresso.

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, a proposta será enviada pelo governo nesta quinta-feira (3). Ainda segundo o presidente, as mudanças não vão incluir os atuais servidores públicos.

“Eu me comprometo de falar ainda hoje [quarta-feira] com o presidente Rodrigo Maia porque, do ponto de vista constitucional, [a proposta] precisa ser encaminhada pelo Executivo e começa a sua tramitação na Câmara”, afirmou Alcolumbre.

“Ela [tramitação da reforma], naturalmente, deverá começar pela Câmara dos Deputados. Só que não tem nenhum empecilho de, na política, a gente construir esse entendimento da comissão mista”, completou.

Em relação à reforma administrativa encaminhada pelo governo, Maia afirmou que, por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição, é preciso respeitar a tramitação do texto, com os prazos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da comissão especial. “Talvez se faça um acordo com os partidos de esquerda, inclusive, e respeite o prazo da CCJ, é importante que se cumpra todo o rito, porque é uma proposta polêmica que pode gerar judicialização”, ponderou Maia.

Comissão mista pode agilizar debate

A criação de uma comissão mista pode agilizar o debate sobre o texto. Isso porque, na prática, a comissão envolve Câmara e Senado nas discussões desde o início da tramitação do projeto.

Para Kátia Abreu, que fez o questionamento a Alcolumbre, criar uma comissão mista seria “maravilhoso” para agilizar a análise do tema.

“Até o final deste ano, a gente já teria muita coisa adiantada”, declarou a senadora.

Texto pronto

Em agosto, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que o texto da reforma já estava pronto, mas que o envio da proposta ao Congresso dependia da “decisão política” de Bolsonaro (relembre no vídeo acima).

“A reforma está pronta, ela está pronta desde o começo do ano. Compete ao presidente, por meio de uma decisão política, remetê-la ao Congresso. Acho que o Congresso está com boa vontade para receber essa reforma e trabalhar nela”, disse Mourão na ocasião.

No começo do ano, Bolsonaro disse que enviaria o texto ao Congresso ainda em fevereiro. As informações são do portal de notícias G1 e da Agência Câmara de Notícias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Prefeitura de Porto Alegre prorroga isenção da taxa de água para consumidores de baixa renda
Esteroides diminuem mortalidade de pacientes graves do coronavírus
Pode te interessar