Domingo, 20 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Reunião marca início de força-tarefa para destravar obra da avenida Tronco, em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Pasta de André Machado (em pé) tenta garantir que famílias que ainda moram no local tenham para onde ir após desocupação.

Foto: Alex Rocha/PMPA
Pasta de André Machado (em pé) tenta garantir que famílias que ainda moram no local tenham para onde ir após desocupação. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (1º) na sede da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, uniu cinco pastas para discussão sobre o futuro das obras de duplicação da avenida Tronco, na Zona Sul de Porto Alegre. A obra, de 6,5 quilômetros, começou em 2012. Atualmente, nove moradias ainda estão no traçado da nova avenida, seis delas com decisão judicial determinando a desocupação dos terrenos. O encontro desta segunda marcou a união de forças entre órgãos do Executivo para solucionar o principal entrave às obras.

Uma das preocupações é garantir que as famílias remanescentes na área tenham para onde ir quando forem cumpridas as determinações judiciais de desocupação do local. “Estamos trabalhando caso a caso para que ninguém fique desassistido. O Departamento Municipal de Habitação está dialogando com as famílias e ofertando todas as possibilidades jurídicas e financeiras possíveis”, frisou o secretário municipal da pasta de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado.

De acordo com o secretário municipal Pablo Mendes Ribeiro, de Obras e Infraestrutura, uma vez resolvidas as questões que envolvem a saída dessas nove famílias, a obra terá espaço livre para avanço e finalização. “Nosso cronograma mais atual contempla o final para 2022. Precisamos apenas da área livre para a conclusão. Vamos trabalhar conjuntamente com as demais pastas para que isso ocorra brevemente”, destacou. A obra já atingiu 44% de execução nos trechos 1 e 2, e 55% nos trechos 3 e 4.

A PGM (Procuradoria-Geral do Município) acompanha principalmente os casos de não execução da decisão judicial que prevê a reintegração de posse de terrenos. “Vamos estudar, com a nossa equipe, os mecanismos que podemos utilizar para encaminharmos a solução para esses casos, que hoje são responsáveis pelo emperramento da obra”, afirmou o procurador-geral, Roberto Silva da Rocha.

Prioridade

A atual gestão afirma que a conclusão da avenida Tronco está entre as suas prioridades. “Temos uma determinação do prefeito Sebastião Melo para que encaminhemos a finalização, especialmente, das obras de maior interesse social, como é o caso da Tronco. Quando concluída, essa obra vai trazer muitos benefícios para toda a Zona Sul de Porto Alegre”, reforçou o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.

Cada pasta irá encaminhar o assunto, dentro da sua responsabilidade, ao longo desta semana. A ideia, segundo o secretário André Machado, é que na próxima semana já seja atualizada a situação das pendências.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Índice de acidentes nas rodovias cai, mas número de vítimas fatais se mantém em 2020
Prefeitura mantém serviços essenciais no feriado de Navegantes em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/reuniao-marca-inicio-de-forca-tarefa-para-destravar-obra-da-avenida-tronco-em-porto-alegre/ Reunião marca início de força-tarefa para destravar obra da avenida Tronco, em Porto Alegre 2021-02-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar