Sábado, 10 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 19 de março de 2021
Para ampliar a faixa etária que utiliza o Instagram, o Facebook está trabalhando em uma versão infantil da rede social, voltada para usuários com menos de 13 anos, segundo o site norte-americano BuzzFeed News. A iniciativa é uma forma de incluir os pequenos na plataforma e evitar que contas sejam criadas com data de nascimento falsa pelas crianças.
Atualmente, o Instagram só permite contas para usuários com mais de 13 anos, informação solicitada na hora de entrar na plataforma. Porém, a empresa não possui nenhum mecanismo de checagem da idade, ou seja, crianças e pré-adolescentes podem facilmente modificar a data de nascimento para criar um perfil.
A preocupação com esse público na rede, por conta da segurança, levou o Instagram a anunciar, nesta semana, que vai proibir que adultos mandem mensagens diretas para menores de idade com quem não tenham nenhuma conexão em comum.
“Estou animado em anunciar que, daqui para frente, identificamos o trabalho jovem como uma prioridade para o Instagram e o adicionamos à nossa lista de prioridades”, escreveu Vishal Shah, vice-presidente de produto do Instagram, em um quadro de mensagens de funcionários. “Estaremos construindo um novo pilar juvenil dentro do Grupo de Produtos da Comunidade para nos concentrar em duas coisas: acelerar nosso trabalho de integridade e privacidade para garantir a experiência mais segura possível para adolescentes e construir uma versão do Instagram que permita às pessoas com menos de 13 anos para utilizar o aplicativo do Instagram com segurança pela primeira vez”.
A intenção passa a ser, agora, não só coibir as contas “falsas”, mas dar às crianças uma plataforma para que elas também interajam entre seus amigos. Pavni Diwanji, vice-presidente do Facebook, foi o escolhido para liderar o projeto, depois de passar por programas do Google voltados para jovens, como o YouTube Kids.
O Instagram não confirmou oficialmente o novo projeto nem deu detalhes de como a rede social para crianças vai funcionar.
Fora do ar
O WhatsApp e o Instagram estiveram fora do ar na tarde desta sexta-feira (19). Por volta das 14h25, o aplicativo de mensagens parou de se conectar, tanto no celular quanto no WhatsApp Web. O Instagram também caiu, mostrando o erro “5xx Server Error” em sua interface web. Relatos dão conta de que a falha afetou usuários do mundo todo, inclusive do Brasil. Os serviços retornaram às 15h10.
No WhatsApp, a clássica mensagem “Conectando…” persistia no topo das telas de conversas. Enquanto isso, o WhatsApp Web tentava repetidamente se conectar até desistir (e pedir para você se certificar de que seu computador está ligado à internet). Não foi possível enviar ou receber mensagens durante o período.
O Downdetector, que monitora indisponibilidades de serviços na internet, indica que usuários do Brasil, Colômbia, Chile e Argentina foram os mais afetados pela queda na América do Sul, mas a falha foi relatada em todas as regiões do planeta, incluindo Europa, Ásia e América do Norte.
O Instagram, também de propriedade do Facebook, foi igualmente afetado pela indisponibilidade. A interface web mostrava apenas a mensagem “5xx Server Error”. Já o aplicativo móvel exibia o erro “Não foi possível atualizar o feed” assim que era aberto. A tela principal, com o feed das últimas fotos publicadas, estava em branco para boa parte dos usuários.