Quarta-feira, 30 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Porto Alegre supera meio milhão de doses aplicadas contra a covid e lidera o ranking nacional de vacinação

Compartilhe esta notícia:

Da população vacinável da Capital, 32,21% já receberam a primeira dose e 13,55%, a segunda. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Porto Alegre passou a marca de meio milhão de doses de vacinas contra a covid-19. São 505.037 aplicações, incluindo primeira e segunda doses. Com esse resultado, a capital gaúcha segue na liderança nacional do ranking da vacinação contra a Covid-19, segundo a plataforma LocalizaSUS, do Ministério da Saúde.

Segundo a atualização do vacinômetro da prefeitura, por volta de 11h de sexta-feira (23), a campanha de imunização na Capital já havia aplicado 355.510 primeiras doses e 149.527 segundas doses. No total, equivale a 32,21% da população “vacinável” tendo recebido a primeira aplicação e 13,55% com a segunda. Considera-se população vacinável todas as pessoas maiores de 18 anos de idade.

“Estamos avançando cada vez mais na imunização dos porto-alegrenses, mobilizando toda a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde inclusive nos finais de semana, contando com o apoio de muitos parceiros. Com as remessas de doses chegando na frequência como vem acontecendo, vamos iniciar já na semana que vem a vacinação para o grupo das comorbidades”, afirma o secretário municipal de saúde Mauro Sparta.

O ritmo da imunização depende das entregas de lotes de doses pelo Ministério da Saúde, mas a estrutura de vacinação da Capital, nacionalmente reconhecida, tem sido determinante para que Porto Alegre siga nas primeiras posições entre as capitais brasileiras com melhores índices de vacinação proporcionalmente à população.

“Temos ainda um longo caminho até chegarmos à imunidade coletiva e assim podermos nos sentir seguros no enfrentamento ao coronavírus”, pondera o diretor da Vigilância em Saúde Fernando Ritter. “Alertamos que as pessoas devem continuar se cuidando, mantendo distanciamento, usando máscara, higienizando as mãos e usando álcool gel.”

A campanha de imunização segue neste fim de semana, o que deverá ampliar os números e consolidar a posição no ranking. A Capital manteve cinco unidades de saúde e três drive-thrus aplicando a primeira e a segunda doses neste sábado (24). Neste domingo (25), a unidade móvel da SMS estará estacionada no bairro Lami, Zona Sul de Porto Alegre (estacionamento do Supermercado Bom Lami – Estrada Varejão 301, Lami), as 9h às 15h.

Na próxima semana, Porto Alegre ampliará a faixa etária de vacinação e começará a imunizar as pessoas com comorbidades. O ritmo de chegada dos lotes enviados pelo Ministério da Saúde é que vai determinar o quanto será possível nas etapas seguintes.

Sábado tranquilo

Porto Alegre imunizou 5.816 pessoas acima de 60 anos neste sábado (24), com a primeira e segunda doses contra covid-19. A campanha de imunização teve uma estrutura especial, composta por seis unidades de saúde abertas para vacinação em regiões estratégicas da capital gaúcha, além de três drive-thrus.

A movimentação nas unidades e nos drives foi tranquila, embora venha crescendo a cada fim de semana. Nas unidades, foram aplicadas 1.626 doses, assim distribuídas: US Bananeiras (225); CF Alvaro Difini (113); US Glória (261); US Vila Jardim (150); US Assis Brasil (430); US Tristeza (447).

Os drive-thrus também tiveram bastante procura, mas não foram registradas filas tão extensas de carros como durante a semana. Foram aplicadas 4.190 doses. No drive do Big Sertório, foram 1.629 doses, no Big BarraShopping, 1.190, e no drive da PUCRS, 1.290.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Saúde atualiza cenário epidemiológico da pandemia no Brasil
Vacinação contra a covid-19 para porto-alegrenses a partir de 60 anos segue neste domingo
Pode te interessar