Sábado, 05 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 15 de maio de 2021
A sede do governo gaúcho localiza-se no Centro de Porto Alegre
Foto: Fernando Bueno/Palácio PiratiniO governo do Rio Grande do Sul abre, às 11h desta segunda-feira (17), as atividades alusivas ao centenário do Palácio Piratini. Devido à necessidade de restrições ao público por causa da pandemia de coronavírus, as celebrações começam com uma transmissão ao vivo, que pode ser acompanhada aqui.
Estarão presentes na cerimônia pessoas que viveram momentos históricos durante o último século entre as paredes do Piratini, como o atual governador e morador da ala residencial do palácio, Eduardo Leite, e ex-chefes do Executivo.
Durante a live, será lançado o site especial do Palácio Piratini. O novo portal trará um panorama geral da história e da atual realidade da sede do Executivo, incluindo linha do tempo, visita virtual, fotos oficiais dos ambientes e do acervo artístico-cultural.
Em uma segunda etapa, estarão disponíveis sessões com conteúdos especiais voltados à compreensão do espaço e acervo presente no palácio. Segundo o governo, o site será a matriz virtual desse patrimônio gaúcho, uma oportunidade de proporcionar acesso, mesmo que digital, a esse espaço ainda pouco conhecido pela população.
Na sequência, será inaugurada a Galeria dos Governantes do RS, que dará a oportunidade de conhecer, por meio de fotografias emblemáticas, as figuras que comandaram o governo do Estado e que habitaram o Palácio Piratini nesses 100 anos de história.
Por fim, o primeiro dia de celebração do centenário contará com um almoço dos ex-governadores com o atual, homenageando os principais personagens da história do Piratini.
A celebração do centenário seguirá com uma série de ações que se estenderão durante este ano.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul