Domingo, 23 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de maio de 2021
Falha resultou no corte de energia por cerca de 20 minutos.
Foto: Marcello Casal/EBCUma falha no “linhão” de transmissão da usina hidrelétrica de Belo Monte levou à interrupção do fornecimento de energia em vários estados do País nesta sexta-feira (28), informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A agência verificou o desligamento do polo 2 do linhão de Belo Monte, que liga a subestação Xingu (PA) a Estreito (MG).
Segundo a Aneel, esse incidente levou à necessidade de desligamento de seis unidades geradoras de energia da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, o que acabou levando ao corte de energia por cerca de 20 minutos.
A causa da falha no linhão está sendo investigada. A Aneel cobrou explicações da distribuidora responsável pelo linhão de Belo Monte, a Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE).
A empresa terá um dia, a contar da notificação, para esclarecer as causas do incidente e informar quais serão as medidas adotadas a fim de evitar reincidência.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela administração do Sistema Interligado Nacional (SIN), não detalhou o motivo da interrupção no fornecimento de energia nem o tempo que levou para o problema ser solucionado.
Em notas, distribuidoras de energia informaram a duração dos “apagões”.
A Enel Brasil informou que o fornecimento de energia foi interrompido em algumas regiões de São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro entre 11h26 e 11h39.
A Neoenergia Distribuição Brasília informou que algumas regiões do Distrito Federal tiveram interrupção de energia às 11h26. Segundo a distribuidora, a energia foi reestabelecida em todas as áreas afetadas às 11h50.
A EDP Brasil informou que os clientes de suas distribuidoras em São Paulo e Espírito Santo tiveram o fornecimento afetado entre 11h26 e 11h51.
Em Minas Gerais, a Cemig disse que as maiores cidades afetadas com perda parcial de energia foram Uberlândia, Uberaba e Divinópolis.
“O desligamento ocorreu às 11h26 e o restabelecimento se iniciou a partir da determinação do ONS, às 11h30. O restabelecimento total aconteceu às 11h53”, afirmou companhia em nota.