Quinta-feira, 29 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 23 de junho de 2021
Em dez dias de barreira sanitária no Aeroporto Salgado Filho, a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre já realizou ao menos 3.914 testes de coronavírus em passageiros que desembarcam de voos domésticos ou internacionais, com 35 resultados positivos (0,9%). Só nesta quarta-feira (23) foram 510 exames e quatro confirmações de contágio.
Os infectados incluem habitantes do Estado que voltavam de viagem a trabalho ou turismo. Eles são convidados a se submeter a teste do tipo “TR Ag” (Teste Rápido de Antígeno), com checagem posterior por meio da modalidade “RT-PCR”. Não foram divulgadas informações sobre eventuais recusas ao procedimento.
Quem é positivado para covid recebe orientações dos agentes sanitários e se compromete a permanecer em regime de isolamento. Cabe à vigilância epidemiológica de cada município o acompanhamento dos pacientes até o final da quarentena – na primeira semana de barreira, um indivíduo precisou ser conduzido de ambulância até a sua cidade.
A ação de controle sanitário é coordenada pelo Departamento de Vigilância da SMS, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Conta, ainda, com o apoio da concessionária Fraport Brasil e das empresas Azul, Copa, Gol Latam.
Prosseguimento
Iniciado em 14 de junho, o controle sanitário termina no próximo domingo (27), perfazendo 14 dias consecutivos de trabalho em três turnos no aeroporto, localizado na Zona Norte da capital gaúcha. Ao longo deste período o total é de 14 voos domésticos a cada 24 horas, além de quatro internacionais por semana, provenientes do Panamá.
A finalidade da iniciativa é identificar pessoas que possam ter entrado com contato com novas variantes do coronavírus, mesmo estando assintomáticas. No foco principal estão passageiros que estiveram no exterior há 14 dias e também quem viaja por transporte aéreo desde o Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba (PR) até o Rio Grande do Sul.
O controle terá as seguintes etapas: identificação do passageiro: nome completo, telefone, e-mail, endereço de moradia ou do local da estadia em Porto Alegre, cidade/país de origem da viagem, itinerário nos últimos 14 dias e triagem quanto à presença de sinais e sintomas, além da já mencionada oferta de testagem.
A experiência foi detalhada e discutida no início deste mês, durante encontro on-line promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com a participação de diversas autoridades. Na pauta, a realização de operações semelhantes em outros aeroportos do Brasil.
Participaram da conversa o prefeito Sebastião Melo e também o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, bem como o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, o diretor da Vigilância em Saúde municipal, Fernando Ritter, e representantes da UFRGS e Fraport.
(Marcello Campos)