Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Em Porto Alegre, a Estação Mercado do Trensurb terá barreira para controle de coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Protocolos incluem câmeras com sensores para detectar temperatura corporal atípica. (Foto: Ingrid Souza/Trensurb)

A prefeitura de Porto Alegre e a direção da Trensurb no Rio Grande do Sul firmaram parceria para criação de mais uma barreira sanitária, a exemplo do que tem sido feito desde o começo da semana passada no Aeroporto Salgado Filho.

O foco é o monitoramento de passageiros que desembarcam na Estação Mercado (Centro Histórico), última das 23 unidades de quem se dirige à capital gaúcha. Trata-se, também, da mais movimentada de todas.

O lançamento da iniciativa foi celebrado com um evento no local durante a manhã desta quarta-feira (23), incluindo a distribuição de material informativo aos usuários do trem que desde 1985 atende as principais cidades da Região Metropolitana.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a operação de controle deve começar efetivamente nos próximos dias, assim que estiver concluída a capacitação dos servidores da Trensurb designados para a tarefa. Eles estão sendo orientados pela Vigilância em Saúde, com apoio de técnicos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Basicamente, a iniciativa prevê dois protocolos. O primeiro é a medição de temperatura corporal dos passageiros por meio de câmeras com sensores térmicos, com uma tecnologia que possibilita aproximadamente 5 mil análises a cada meia hora. Já o segundo consiste na testagem propriamente dita.

Quem estiver com nível térmico acima do normal será abordado e encaminhado exame do tipo “TR-Ag” (Teste Rápido de Antígeno), que detecta uma proteína presente no vírus – resultado positivo significa infecção ativa. Tudo isso dentro da própria estação, de forma reservada e preservando ao máximo a privacidade do cidadão.

E não é só isso: o equipamento também é capaz de identificar a idade aproximada, o gênero (feminino ou masculino) do indivíduo e até mesmo se a pessoa está utilizando ou não a máscara.

Um terceiro protocolo que deve ser adotado é escolha de passageiros por amostragem, de forma aleatória, afinal nem todos os infectados pelo coronavírus apresentam sintomas. Nesse caso, o objetivo é incluir ao menos 10% dos usuários do transporte coletivo ferroviário. Se o resultado for positivo, haverá encaminhamento para serviço médico.

Logística diferente

Não se trata, porém, do mesmo procedimento adotado no controle sanitário do Aeroporto Internacional Salgado Filho, onde os casos positivos são encaminhados para outro teste mais aprofundado, o “PCR”.

“A testagem na estação da Trensurb será mais simples porque ainda não há registro de circulação das novas cepas do vírus na Região Metropolitana”, argumenta a prefeitura. O tempo de duração da barreira também é diferente: 14 dias seguidos no Aeroporto e 30 dias na estação de trem.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Vereadores de Porto Alegre aprovam em primeiro turno a reforma da previdência dos servidores municipais
Testagem de coronavírus no aeroporto de Porto Alegre já abrange quase 4 mil passageiros. Ao menos 35 estavam infectados
https://www.osul.com.br/em-porto-alegre-a-estacao-mercado-do-trensurb-tera-barreira-para-controle-de-coronavirus/ Em Porto Alegre, a Estação Mercado do Trensurb terá barreira para controle de coronavírus 2021-06-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar