Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Prefeitura de Porto Alegre começa agendamento de vacinação contra o coronavírus por aplicativo

Compartilhe esta notícia:

Os atendimentos serão em blocos de 20 em 20 minutos, oferecendo cinco agendamentos por bloco

Foto: Giulian Serafim/PMPA
Os atendimentos serão em blocos de 20 em 20 minutos, oferecendo cinco agendamentos por bloco. (Foto: Giulian Serafim/PMPA)

A população de Porto Alegre passou a contar, a partir desta terça-feira (22), com a possibilidade de agendamento da vacinação contra a Covid-19. A funcionalidade está disponível no aplicativo 156+POA.

“É um avanço muito importante no nosso esforço de imunizar cada vez mais e melhor, mantendo Porto Alegre como a capital que mais vacina seus cidadãos. Além do empenho das nossas equipes de saúde e dos parceiros que nos apoiam, agora temos também a tecnologia desenvolvida no próprio município para nos ajudar a enfrentar a pandemia”, ressalta o secretário municipal de saúde Mauro Sparta.

Para agendar a vacinação é necessário acessar o aplicativo, verificar os locais e escolher os horários disponíveis. O recurso foi inserido ao Gercon, sistema utilizado pela Secretaria Municipal da Saúde para administrar o fluxo de consultas, pela Procempa (Companhia de Processamento de Dados), conforme destaca a analista que liderou o processo de implantação, Clarice Porciúncula. “O sistema já é utilizado para acesso a consultas especializadas nas unidades básicas de saúde. Criamos agora, dentro do Gercon, a opção de agenda de vacinação”.

A fase inicial terá caráter experimental, para avaliar em tempo real e de forma efetiva as potencialidades do sistema. Começa por três unidades de saúde (Morro Santana, Tristeza e São Carlos), onde o agendamento estará disponível no horário das 18 às 21h.

“O acesso à vacinação durante o período da noite é mais uma forma de imunizarmos os porto-alegrenses. Aqueles que têm dificuldade de acessar as unidades de saúde no período do dia, com esse agendamento, não perderão a oportunidade e o município aumentará sua capacidade de vacinação”, explica a diretora de Atenção Primária da SMS, Caroline Schirmer.

Os atendimentos serão em blocos de 20 em 20 minutos, oferecendo cinco agendamentos por bloco. O serviço via app será ampliado na medida em que forem chegando novas remessas de vacinas.

Nesta primeira etapa o aplicativo só estará disponível para celulares Android. A Procempa já está trabalhando para ampliar o uso desta tecnologia para outros aparelhos, conforme aponta a diretora técnica da Companhia, Débora Roesler. “A Procempa dispõe de uma equipe altamente qualificada para atender exclusivamente as demandas da saúde”, conclui.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Equipes trabalham para restabelecer iluminação após furto de cabos no Túnel da Conceição, em Porto Alegre
Ministério Público investiga agente penitenciário que negociava e fornecia celulares para detentas em Guaíba
https://www.osul.com.br/prefeitura-de-porto-alegre-comeca-agendamento-de-vacinacao-por-aplicativo/ Prefeitura de Porto Alegre começa agendamento de vacinação contra o coronavírus por aplicativo 2021-06-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar