Sábado, 23 de maio de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Deputados preparam denúncia contra o ministro da Economia por empresas em paraísos fiscais

Compartilhe esta notícia:

Queixa-crime deve ser encaminhada à Procuradoria Geral da República por líderes da oposição na Câmara nesta segunda-feira

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A estratégia seria possível porque, segundo o economista, os recursos são originados de fundos privados. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos, serão alvo de uma representação de líderes da oposição, a ser protocolada junto ao Ministério Público Federal nesta segunda-feira (04), após denúncia de que ambos mantêm empresas em paraísos fiscais. A apuração ICIJ (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos), batizada de Pandora Papers, tornou-se pública neste domingo (03).

A queixa-crime deve ser encabeçada pelo líder do PT na Câmara, Elvino Bohn Gass (RS) e endossada por outros representantes da oposição. O deputado vê indícios graves na atuação dos dois membros da equipe econômica.

“Com base nas normas do serviço público e na Lei de Conflito de Interesses, o caso sugere que pode ter havido autofavorecimento”, declara Bohn Gass, para quem Guedes e Campos Neto devem ser “alvo de uma profunda e rigorosa investigação”.

“Estamos falando de dois dos mais importantes responsáveis pela condução da política econômica do País neste momento. Em nome da lisura e da transparência, o povo brasileiro tem o direito a essas informações”, completou o líder do PT.

Já a deputada Jandira Fegalli (PCdoB/RJ) declara que a revelação, todavia, não a surpreende. E ressalta que “a legislação brasileira proíbe que membros da cúpula do governo mantenham este tipo de negócio”.

Paulo Guedes afirmou que mantém a empresa aberta e não respondeu se fez alguma movimentação ou a natureza de uma possível operação do tipo. A assessoria do ministro também destacou que ele se desvinculou de toda a atuação no mercado privado, “nos termos exigidos pela Comissão de Ética Pública”.

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Governo prevê fundo para combustíveis com ativos da Petrobras e sem dividendos
Nobel de Medicina vai para descobertas sobre receptores de temperatura e toque
Pode te interessar