Quinta-feira, 27 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Alexandre de Moraes manda o caminhoneiro Zé Trovão para prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica

Compartilhe esta notícia:

Caminhoneiro e youtuber Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, ficou foragido por mais de um mês antes de se entregar. (Foto: Reprodução)

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica, ao caminhoneiro e youtuber Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão. De acordo com a decisão, proferida no Inquérito (INQ) 4879, ele também está proibido de se comunicar com demais investigados, de participar de redes sociais e de conceder entrevistas ou de receber visitas de não familiares sem autorização judicial.

O inquérito foi instaurado contra um grupo de pessoas, a pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República), entre elas Zé Trovão, para apurar a convocação da população, por meio das redes sociais, para a prática de atos criminosos e violentos de protesto, às vésperas do feriado da Independência do Brasil, em 7 de setembro.

Em petição nos autos do inquérito, a defesa alegou, entre outros argumentos, que Zé Trovão não possuiu quaisquer antecedentes criminais e se apresentou espontaneamente na Superintendência da Polícia Federal em Joinville (SC), cidade de seu domicílio.

Atos criminosos

A prisão preventiva foi decretada pelo ministro, em 1° de setembro, porque mesmo proibido, Zé Trovão insistiu em participar de redes sociais, propagando declarações de incentivo aos atos criminosos investigados no inquérito, “além de desrespeitar, frontalmente, a autoridade do Supremo Tribunal Federal”. A prisão foi efetivada apenas em 26 de outubro, porque, conforme amplamente noticiado, o investigado havia fugido para o México e continuava a publicar vídeos incentivando atos violentos de protesto e a ofender o STF, “revelando seu completo desprezo pelo Poder Judiciário”. Zé Trovão ficou foragido por mais de um mês antes de se entregar.

Medidas cautelares

Segundo o relator, apesar da gravidade das condutas, em razão do tempo decorrido desde o feriado de 7 de Setembro, não existem mais os requisitos fáticos necessários à manutenção da prisão preventiva. Ele observou, no entanto, a necessidade de imposição das medidas cautelares previstas no Código de Processo Penal (CPP), para assegurar a aplicação da lei penal, a investigação ou a instrução criminal e para evitar a prática de infrações penais.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ministério Público do Trabalho notifica presidente da Caixa sobre flexões de funcionários em festa de fim de ano
Projeto que cria bula digital de remédios com uso de QR Code é aprovado na Câmara dos Deputados
https://www.osul.com.br/alexandre-de-moraes-manda-o-caminhoneiro-ze-trovao-para-prisao-domiciliar-com-uso-de-tornozeleira-eletronica/ Alexandre de Moraes manda o caminhoneiro Zé Trovão para prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica 2021-12-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar