Sábado, 11 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Polícia Federal diz que Bolsonaro não cometeu prevaricação no caso da vacina Covaxin

Compartilhe esta notícia:

A conclusão foi enviada pela PF ao Supremo Tribunal Federal

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Presidente ironiza declaração de petista de que o conflito, caso ocorresse no Brasil, seria resolvido numa mesa de bar, (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A PF (Polícia Federal) informou ao STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu que o presidente Jair Bolsonaro não praticou o crime de prevaricação no caso da negociação para compra da vacina Covaxin. A conclusão foi enviada pela PF ao Supremo Tribunal Federal.

O relatório aponta que não ficou comprovado o crime de prevaricação porque a comunicação de crimes a órgãos de controle não figura como atribuição do presidente da República.

“Ainda que não tenha agido, ao Presidente da República Jair Messias Bolsonaro não pode ser imputado o crime de prevaricação. Juridicamente, não é dever funcional, decorrente de regra de competência do cargo, a prática de ato de ofício de comunicação de irregularidades pelo Presidente da República“, escreveu o delegado William Tito Schuman Marinho.

De acordo com Marinho, um presidente pode ser enquadrado no crime de prevaricação quando envolver uma conduta inerente ao cargo e que esteja prevista na Constituição.

“Ausente um dos elementos objetivos constitutivos do tipo penal incriminador, o Juízo de tipicidade necessariamente há de ser negativo. Significa dizer que não há correspondência, relação de adequação, entre os fatos e o crime de prevaricação atribuído ao Presidente da República Jair Messias Bolsonaro. O juízo de tipicidade, neste caso, sequer pôde ultrapassar o contorno da tipicidade formal. Não há materialidade. Não há crime”, concluiu.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Desligamento de energia elétrica poderá causar desabastecimento na Zona Sul de Porto Alegre
Reparos no Túnel da Conceição iniciam em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/policia-federal-diz-que-bolsonaro-nao-cometeu-prevaricacao-no-caso-da-vacina-covaxin/ Polícia Federal diz que Bolsonaro não cometeu prevaricação no caso da vacina Covaxin 2022-01-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar