Segunda-feira, 17 de agosto de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Pela quarta semana consecutiva, situação da pandemia faz o governo gaúcho emitir Alertas para todas as regiões do Estado

Compartilhe esta notícia:

Os Alertas são consequência do aumento de casos de Covid-19 e do aumento de internações em leitos clínicos e de UTI nas regiões.

Foto: EBC
Programa investe em iniciativas que promovam melhoria na qualidade de vida dos gaúchos. (Foto: EBC)

Pela quarta semana seguida, o Gabinete de Crise do governo do gaúcho manteve os Alertas para todas as 21 Regiões-Covid do Rio Grande do Sul no sistema “3As” de monitoramento da situação do coronavírus. A medida se justifica, mais uma vez, pelos indicadores ainda preocupantes no que se refere à pandemia no Estado.

Algumas áreas do mapa continuam apresentando crescimento em número de testes positivos e mortes por covid, bem como de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Mesmo que outras apresentem estabilização ou  mesmo queda nesses parâmetros, os níveis ainda são considerados muito altos e facilmente podem voltar a crescer.

Nesta semana, a média móvel de novos testes positivos de coronavírus no Estado apresentou redução de 28%, caindo de 17,4 mil para 12,6 mil por dia. Com isso, a incidência semanal de casos gaúchos é de 775 para cada 100 mil habitantes.

Já o número de internados (com suspeita ou confirmação de contágio) diminuiu em 295 – sendo uma queda de 281 pacientes internados em leitos clínicos e 14 em UTI. A taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva está em 64,4%. Foram registrados 375 óbitos na semana (média de 53,6 por dia), o que ainda representa uma elevação semanal de 8,1%.

A média móvel dos últimos sete dias de internados em leitos clínicos, dentre suspeitos e confirmados, é de 1.417, uma redução de 13,5% quando comparada ao indicador da semana passada. Para internados em UTI, o contingente é de 656, ou seja, 3,4% a menos que na semana passada.

Com relação à vacinação, 83,5% da população residente no Estado recebeu ao menos uma dose de imunizante contra covid, 73,7% está com o esquema vacinal completo (duas doses ou injeção única, no caso de Janssen) e 28,5% já buscou a dose de reforço.

Neste sábado (19), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e as 497 prefeituras gaúchas estarão mobilizadas em torno de um objetivo: ampliar a vacinação infantil contra covid. É o “Dia C”, quando os gestores realizam um esforço-extra para aplicação da primeira dose nas crianças de 5 a 11 anos.

A fim de atender à maior demanda esperada para a ocasião, o governo do Rio Grande do Sul disponibilizou quantidade suficiente de doses para mais de 90% do público-alvo infantil.

Com a palavra, o governador

“É preciso, ainda, considerar a expectativa de aumento na circulação de pessoas nas próximas semanas, provocado tanto pelo gradual retorno às atividades após as férias, como pelo retorno das aulas e pelo feriado de Carnaval”, ressaltou o governador Eduardo Leite no site estado.rs.gov.br. Ele acrescentou:

“Ainda há necessidade de medidas que promovam redução do contágio e avanço da imunização. Para frear o alto contágio, é fundamental o engajamento de todos, população e gestores. A vacinação precisa continuar se expandindo em todas as faixas etárias e as regiões devem seguir atuando firmemente na fiscalização e incentivo ao cumprimento de protocolos”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Tecladista Flc
10 de fevereiro de 2022 02:38

O gabinete de crise do Eduardo MIMI, esta em crise, parecem baratas tontas andando para todos os lados sem encontrar uma saida. Um bando de incompetentes!!

Dementador de Direita
11 de fevereiro de 2022 13:20

São adoradoresde bandido que nem você que tem que ir pra cadeia.

Modernidade Fruída
11 de fevereiro de 2022 10:42

Vou!

Dementador de Direita
10 de fevereiro de 2022 12:22

O nazismo matou 5 milhões de pessoas, o comuniso matou 110 milhões de pessoas, cerca de vinte e duas vezes mais que o nazismo. Você ainda vai votar nos comunistas (socialistas) do PT, PSB, PCB, PSOL ????

Fontes: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/10/31/mundo/14.html

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Holocausto….

Anderson Cardoso
18 de fevereiro de 2022 00:55

Se prepara de 6 em 6 meses vc vai tomar uma doze de vacina , eu ja to com medo..
Depois vai ter a vacina das vacinas…vigi

Fiocruz: baixa vacinação infantil põe em risco retorno seguro a aulas presenciais
Grêmio perde por 3 a 1 para o União Frederiquense e conhece sua primeira derrota no Campeonato Gaúcho
Pode te interessar
5
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x