Domingo, 01 de novembro de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Serviços de saúde, segurança e transporte são reforçados para o Carnaval de Porto Alegre, desta sexta-feira até domingo

Compartilhe esta notícia:

Desfiles de Escolas de Samba prosseguem até domingo no Porto Seco (Zona Norte).

Foto: Ederson Nunes/CMPA/Arquivo
(Foto: Ederson Nunes/CMPA/Arquivo)

Uma série de serviços nas áreas de saúde, segurança e transporte serão reforçados pela prefeitura de Porto Alegre para o Desfile de Carnaval, que reunirá as Escolas de Samba no Porto Seco (Zona Norte) entre esta sexta-feira (6) e domingo (8). O evento é realizado fora de época devido à pandemia de coronavírus, a exemplo de outras cidades brasileiras.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) já realizou um mutirão nas proximidades do complexo cultural. Saldo: aproximadamente 250 toneladas de entulho e outros materiais recolhidos no local e arredores.

Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) avançada, das 18h às 8h. São três médicos, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem. Também serão disponibilizadas  duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu).

Além da prontidão para eventuais ocorrências, uma unidade móvel oferecerá vacinas contra gripe e covid, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C. Outro serviço é o fornecimento de informações sobre saúde, nutrição, atividades físicas e prevenção à dengue.

A SMS também contará com uma equipe volante que percorrerá diferentes espaços do Complexo Cultural, distribuindo preservativos e materiais informativos aos foliões.

No que se refere à segurança pública, a Guarda Municipal estará presente junto com a Brigada Militar. Ao todo, 30 agentes da corporação estarão no sambódromo, em 15 viaturas. Além de monitorar o público em geral, as guarnições também estarão a postos para prestar apoio a fiscais municipais e agentes de trânsito.

Transporte

Para facilitar o acesso do público, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa no site prefeitura.poa.br as linhas de ônibus que atendem a região. A localização dos terminais e outros detalhes podem ser conferidos no site prefeitura.poa.br.

As tabelas horárias estão disponíveis no site da EPTC e a localização em tempo real pode ser acessada na função GPS do aplicativo “Tri” (Cittamobi). Confira, a seguir, as linhas de ônibus que atendem a região:

– E10/E10.1 Restinga Carnaval (via Lomba): saída do terminal da Restinga Nova até o Porto Seco. Retorno no final dos desfiles com veículos à disposição conforme a demanda no local.

– T6.1 Transversal 6 Carnaval: atendimento a partir das 19h. No final, viagens direto ao Centro, com saídas conforme a demanda, com veículos articulados.

– 633 Costa e Silva: ativação como reforço à linha 633.3, com viagens dia 6 das 23h15min às 5h45min e dia 7 das 20h15min às 5h45min, além do dia 8 das 19h15min à 1h45min.

– B02 Leopoldina Aeroporto: tabela normal com acréscimo de viagem no final da operação para atendimento aos usuários do Trensurb. Viagens extras no dia 6 (22h40min / 23h30min), dia 7 (5h / 21h30min / 22h30min / 23h30min) e dia 8 (5h30min /21h30min / 22h30min).

– E33 Centro/Evento (via Assis Brasil): deslocamento do Centro para o evento a partir das 19h nos dias 6 e 7 e a partir das 17h no dia 8. Haverá veículos à disposição após o evento.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Chefe do parlamento português ajudará presidente da Câmara dos Deputados brasileiro sobre experiência semipresidencialista
Supremo suspende julgamento de ação que pede revogação da prisão de Allan dos Santos
Pode te interessar