Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 6 de maio de 2022
Uma batalha judicial entre proprietários do iPhone 4S e a Apple nos Estados Unidos, que já dura mais de seis anos, está prestes a ser encerrada. Conforme noticiou o AppleInsider nesta semana, os autores do processo e a gigante de Cupertino chegaram a um acordo de indenização.
Na ação coletiva iniciada em dezembro de 2015, um grupo de usuários do smartphone alega que o dispositivo ficou lento após a atualização para o iOS 9. Os proprietários disseram que foram enganados pela empresa, pois a companhia teria confirmado a compatibilidade do smartphone com a então nova versão do sistema.
Após o update, o telefone de 2011 apresentou dificuldade para abrir aplicativos, travamentos e congelamentos, entre outros problemas, de acordo com o processo movido por pessoas de Nova York e Nova Jersey, nos Estados Unidos. Os bugs e a queda de performance também foram relatados em outros países, na época.
Os reclamantes alegam que a Apple anunciou desempenho mais rápido, maior autonomia da bateria e outras melhorias com a chegada do iOS 9. Além disso, eles ressaltam que não foram alertados sobre possíveis problemas ao atualizar o iPhone 4S.
Valor abaixo do esperado
Diante dos problemas no iPhone 4S com iOS 9, os usuários pediram indenizações variando de 5 milhões de dólares a 15 milhões de dólares (cerca de 25 milhões de reais a 75 milhões de reais pela cotação atual). Porém, a Apple negou todas as acusações e sugeriu um valor bem abaixo do solicitado.
Segundo a fabricante, os “danos reais medidos pelo preço do mercado secundário”, caso os reclamantes conseguissem provar suas alegações, seria de no máximo 15 dólares por aparelho. A quantia, equivalente a 75 dólares, foi aceita pelo grupo para encerrar a ação.
Agora, os autores terão que enviar suas informações para a big tech e solicitar a indenização. Conforme o MacRumors, a Apple deve gastar 20 milhões de dólares (o equivalente a 100 milhões de reais) com os pagamentos.
Preços vazados
A Apple pode lançar sua próxima geração de celulares tops de linha com melhorias que cobrarão seu valor. Segundo novos rumores, o iPhone 14, iPhone 14 Max, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max devem sofrer seu primeiro aumento de preço sugerido desde 2018, época de lançamento do iPhone XS que custava 999 dólares.
De acordo com as informações reveladas pelo MyDrivers nesta semana, todos os modelos passarão a ser 100 dólares (cerca de 504 reais) mais caros que seus respectivos antecessores. Com isso, a nova linha pode ter modelos a partir de 799 dólares.