Quarta-feira, 21 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 12 de maio de 2022
Com o projeto "Compromissos pela Saúde", Simers lança ciclo de ações em prol dos médicos, da Medicina e da saúde, em ano eleitoral.
Foto: Divulgação/SimersO Simers, sindicato que representa a categoria médica gaúcha, lançou nesta quinta-feira (12) o projeto “Compromissos pela saúde”, que reúne propostas de ações a serem discutidas e apresentadas a entes públicos e políticos neste ano de eleições.
Dentre as demandas, estão a criação de carreiras públicas para os médicos nas mais diversas localidades, desde que contemplem remuneração adequada e as devidas condições de trabalho; a rediscussão da forma de financiamento do SUS; o fortalecimento das relações de trabalho, que estão cada vez mais precarizadas; o combate à desassistência na área materno-infantil no estado, entre outras.
O presidente do Simers, Marcos Rovinski, ainda destaca a necessidade de uma avaliação criteriosa das 353 escolas médicas do país através de exames seriados para os alunos e a modernização da legislação referente à assistência psiquiátrica no Rio Grande do Sul, que possui uma deficiência de cerca de 2500 leitos.
Além disso, o Compromissos pela saúde defende a revisão da Lei do Ato Médico, assegurando o exercício autônomo da Medicina, com o objetivo de tornar claro o conjunto de responsabilidades e competências desses profissionais e evitar que procedimentos médicos sejam realizados por quem não possui a formação.
“A saúde é sempre lembrada nas campanhas políticas e as necessidades relativas à saúde estão intimamente ligadas a pautas médicas. Elaboramos esses compromissos em defesa dos médicos, da valorização profissional, em benefício da saúde e da proteção da sociedade”, explicou o presidente Marcos.
O próximo encaminhamento será a assinatura dos Compromissos pela saúde em um evento com os candidatos a cargos políticos estaduais, além da divulgação das medidas no interior do Rio Grande do Sul.