Segunda-feira, 08 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul IBGE lança processo seletivo com mais de 5 mil vagas no Estado

Compartilhe esta notícia:

As oportunidades de emprego temporário são para trabalhar no Censo 2022, no cargo de recenseador, que é o responsável por realizar as entrevistas nos domicílios.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Ação é motivada pelos maiores índices de recusa aos recenseadores em áreas nobres das cidades. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abriu nesta quinta-feira (9) inscrições para um processo seletivo com 5.185 vagas no Rio Grande do Sul. As oportunidades de emprego temporário são para trabalhar no Censo 2022, no cargo de recenseador, que é o responsável por realizar as entrevistas nos domicílios.

As inscrições vão até o dia 15/6 e devem ser feitas pelo site http://www.ibge.gov.br/pss-complementar. Não há pagamento de taxa, nem realização de provas. A seleção será feita por análise de títulos. O requisito mínimo para o cargo é ter o ensino fundamental completo.

Os recenseadores são remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. O IBGE disponibiliza um simulador para que os interessados possam estimar quanto irão receber.

As vagas

As vagas estão distribuídas por mais de 400 municípios gaúchos. O maior número de vagas se concentra em Porto Alegre (852), Caxias do Sul (343), Canoas (215), Gravataí (175), Novo Hamburgo (163), Viamão (152), São Leopoldo (142) e Alvorada (137).

Entre as 5.185 vagas, 3.138 são para concorrência ampla, 476 reservadas para pessoas com deficiência e 1.570 para pessoas pretas e pardas.

A seleção

O candidato deverá comprovar se possui ensino fundamental completo, o que vale 1 ponto; ensino médio incompleto (3 pontos), ensino médio completo (5 pontos), curso de graduação incompleto (7 pontos) ou curso de graduação completo (10 pontos). As titulações não são cumulativas e a pontuação máxima será de dez pontos.

Em caso de igualdade na nota, os critérios de desempate são, nesta ordem, candidato que tiver idade igual ou superior a sessenta anos completos até o último dia de inscrição, candidato que tiver exercido efetivamente a função de jurado e, por fim, o candidato com maior idade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Produção industrial gaúcha cresce 0,5% em comparação ao mês anterior
Primeiro caso de varíola do macaco no Brasil é confirmado em São Paulo
https://www.osul.com.br/ibge-lanca-processo-seletivo-com-mais-de-5-mil-vagas-no-estado/ IBGE lança processo seletivo com mais de 5 mil vagas no Estado 2022-06-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar