Domingo, 04 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Quem não pagou o IPVA de 2022 será inscrito em dívida ativa pela Receita Estadual

Compartilhe esta notícia:

Documento de 2022 perderá a validade já no dia seguinte. (Foto: EBC)

Os gaúchos que não quitaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022, vencido no final de abril e com calendário de parcelas encerrado em junho, serão inscritos em dívida ativa pela Receita Estadual. Até esta quarta-feira (27), ao menos 337 mil pendências eram contabilizadas no Rio Grande do Sul.

A medida faz com que o proprietário do veículo tenha o seu nome cadastrado em serviços de proteção ao crédito  como Serasa e SPC). Além disso, o débito é corrigido pela taxa Selic e pode ser protestado em cartório, motivando cobrança judicial.

O atraso no pagamento do imposto representa multa diária de 0,334% ao dia, até o limite de 20%, conforme o vencimento pelo número final da placa do veículo. Após 60 dias em atraso, é acrescido um índice de 5%.

Proprietários em situação irregular também correm o risco de arcar com custos de multa, serviços de guincho e depósito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), se flagrados em circulação.

O IPVA inscrito como dívida ativa deve ser pago na rede credenciada, mas apenas o tributo com esse status no ano anterior pode ser parcelado (em até cinco vezes). Mais informações estão disponíveis em atendimento.receita.rs.gov.br.

Inadimplência

No encerramento do calendário anual do IPVA 2022, em abril, a inadimplência financeira girava em torno de 22,47%. Em junho, recuou para 10,76% (R$ 451,5 milhões). De uma frota de 3,9 milhões de veículos que devem pagar o imposto, cerca de 580 mil (15,27%) seguem com o imposto atrasado.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Eloa Guterres
28 de julho de 2022 10:36

Eu nao tenho divida com ipva. Mas o povo deve ficar esperto com essa beldade do Governador. Muita gente nao tem o que comer e um carrinho para prover seu alimento, olha o que a beldade está fazendo com o povo de Poa. As eleições estão chegando deem a respota!!! Já chega as ruas, que ninguém tem direito de estacionar. Isso já tendo pago todos os impostos!!

Em aeroporto em Londres, passageiros fingem precisar de cadeira de rodas para evitar filas
Cristiano Ronaldo dá ultimato ao Manchester United sobre seu futuro
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x