Sábado, 07 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Flavio Pereira Hackers fazem gigantesco ataque cibernético em sistemas públicos

Compartilhe esta notícia:

O diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino afirma que investigação sobre ataque cibernético avançou. (Foto: Agencia Brasil)

A Polícia Federal agiu rápido, e o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino confirmou investigação para apurar a extensão do ataque cibernético ao site do Ministério da Saúde e ao aplicativo Conecte SUS desde a última sexta-feira. Irônicos, os hackers deixaram um recado: “50 TB de dados foram copiados e excluídos” e informaram que o ataque tinha sido um “ransomware”.

“Ransomware” é um tipo de malware que criptografa arquivos e até sistemas de computador inteiros e, em seguida, exige o pagamento de um resgate para devolver o acesso. Mas, eles foram mais longe para mostrar a vulnerabilidade dos sistemas de informatica: além do Ministério da Saúde, a PF afirmou que os hackers, que atuam no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia, invadiram uma série de sistemas públicos federais.

Foram alvos: a Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério da Economia, Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Este ataque cibernético em série, demonstra que é louvável a preocupação patriótica de muitos brasileiros com o aperfeiçoamento da segurança de sistemas, inclusive o próprio processo eleitoral brasileiro.

Polícias dão mais prejuízos aos traficantes

Tem quem não goste, mas ontem, o presidente Jair Bolsonaro anunciou os resultados de mais uma forte investida das polícias ao tráfico de drogas, apreendendo 4 toneladas de maconha. Segundo ele, “mais um prejuízo milionário ao crime organizado, vidas e famílias preservadas”:

-Campo Grande/MS: em conjunto com a Polícia Civil, policiais fecharam oficina que armazenava 2,6 t da droga.

– Bataguassu/MS: policiais encontraram 620 kg de maconha em veículo abordado em trecho da BR-267.

– Cornélio Procópio/PR: 343,7 kg do entorpecente foram apreendidos após condutor desobedecer ordem de parada.

– Rio Verde/GO: 397,5 kg de maconha no interior de um automóvel que trafegava na BR-060.

O Ibope voltou com outro nome

Depois de passar vergonha de forma recorrente em inúmeras pesquisas pré-eleitorais, o Ibope acabou encerrando suas atividades. Agora porém, retornou, para surpresa em alguns brasileiros. Agora, surge o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) que pretende substituir o Ibope Inteligência.

Recorde de candidatas mulheres: 33% do total

As eleições deste ano terão número recorde de candidatas mulheres em comparação às últimas três eleições. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, o número de mulheres que tiveram suas candidaturas registradas junto à Justiça Eleitoral em 2022 é de 9.415, o que representa 33,28% do total de políticos elegíveis. Um recorde em comparação às últimas três eleições.

Em comparação às eleições de 2018, as porcentagens oscilaram pouco. Nas últimas eleições gerais, o número de candidatas mulheres foi 9.204 (31,65%), contra mais de 19 mil homens, que eram 68,35% dos concorrentes ao pleito. Já em 2014, 8.123 eram mulheres (31,05%) e 18.038 (68,95%), homens.

Dirigente da Fiesp denuncia assinatura falsa na Carta pela Democracia

Foi parar na polícia a lista de assinaturas de adesão à Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito da USP. Ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o empresário Paulo Skaf teve sua assinatura falsificada no documento e registrou um boletim de ocorrência. Na ocorrência policial, o ex-presidente da Fiesp afirmou que nunca assinou nenhuma das cartas, nem da USP nem da Fiesp, e pediu que o caso seja investigado. Skaf afirma que “assim como fizeram comigo, devem ter feito com muitos. Uma vergonha”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Flavio Pereira

TRE gaúcho recebe lista com 321 gestores com fichas sujas
Lula considera Lei da Ficha Limpa “uma bobagem”
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar