Segunda-feira, 19 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 3 de novembro de 2015
Taís Araújo usou seu perfil no Facebook para publicar um desabafo sobre os comentários racistas que recebeu em uma foto publicada por ela na rede social – os ataques se referiam, principalmente, ao cabelo da artista, mas alguns a chamavam de “macaca”. A atriz lamentou o ocorrido, disse que vai tomar as medidas cabíveis e orientou os internautas a fazerem o mesmo. Para tanto, a Polícia Civil do Rio já instaurou um inquérito para apurar o crime de racismo. Ela será ouvida pelas autoridades e os autores do crime identificados também serão intimados a depor.
“Não podemos nos calar: na última noite, recebi uma série de ataques racistas na minha página. Absolutamente tudo está registrado e será enviado à Polícia Federal. E eu não vou apagar nenhum desses comentários. Faço questão que todos sintam o mesmo que senti: a vergonha de ainda ter gente covarde e pequena nesse País, além do sentimento de pena dessa gente tão pobre de espírito. Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça. Sigo o que sei fazer de melhor: trabalhar. Se a minha imagem ou a imagem da minha família te incomoda, o problema é exclusivamente seu!”, escreveu a atriz.
Ela ainda lembrou que está atuando em uma peça que tem o texto de ninguém menos do que o humanista mais emblemático por lutar contra o racismo nos Estados Unidos, Martin Luther King, que foi morto em 1968. “Por ironia do destino ou não, isso [o ataque ao seu perfil] ocorreu no momento em que eu estava no palco com ‘O Topo da Montanha’, um texto de King que fala justamente sobre afeto, tolerância e igualdade. Aproveito para convidar você, pequeno covarde, a ver e ouvir o que temos a dizer. Acho que você está mesmo precisando ouvir algumas coisinhas sobre amor”, disparou.